,

Modelos de máscaras de Carnaval para imprimir

Veja três modelos lindos e fáceis de fazer

O Carnaval é uma das festas mais celebradas pelos brasileiros. Grandes eventos são realizados em diferentes estados, como Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro, e atraem turistas de todos os cantos do país e até do exterior. Uma das tradições mais antigas é se fantasiar para curtir a folia. Pensando nisso, selecionamos modelos de máscaras de Carnaval para imprimir.

Os moldes das máscaras de Carnaval servem como base para que você decore as peças como preferir. Uma das ideias é colar tecidos e adereços coloridos para que o resultado final seja realmente incrível. Escolha o seu modelo preferido e arrase na farra.

Modelos de máscaras de Carnaval para pintar

Máscara de carnaval para imprimir com plumas

Imprima, pinte e decore esse luxuoso modelo de máscara de Carnaval

Este é um elegante e luxuoso modelo de máscara de Carnaval para imprimir e colorir (Imagem: Site ComoFazerEmCasa.NET)

Esse é um modelo bem tradicional e lindo. Muito utilizado nas ruas de Veneza até hoje. O corte é tradicional e não tem muitos detalhes. Recorte o molde dos olhos e deixe a parte de cima mais ampla para que você coloque uma peça de bijuteria brilhante e por trás cole as plumas coloridas. Revista a máscara com tecido de veludo vermelho ou outra cor que combine com a plumagem.

Máscara de Carnaval para imprimir com strass

Essa elegante máscara de Carnaval para imprimir merece receber muita cor e criatividade

Modelo elegante de máscara para imprimir, colorir e arrasar no Carnaval (Imagem: Site ComoFazerEmCasa.NET)

Sabe aquelas pedrinhas bem pequenas brilhantes? Elas se chamam strass. Dá para fazer uma máscara de Carnaval linda apenas escolhendo os itens corretos. Esse modelo de máscara para imprimir é simples, mas ao mesmo tempo pode tornar-se sofisticada. Para isso, recorte o molde com as extremidades pontiagudas e nas áreas marcadas cole os strass.

Veja também: Fantasias de Carnaval criativas, simples e baratas

Máscara de Carnaval para imprimir de super-herói

Máscara de super-herói para imprimir

Os homens também entram na folia do Carnaval e por isso também devem aproveitar modelos de máscaras para imprimir (Imagem: Site ComoFazerEmCasa.NET)

Essa máscara é para fazer a cabeça da garotada ou até dos adultos mais descolados. Que 5tal ser o batmam por um dia? A máscara de Carnaval para imprimir do batmam é super simples: o molde estilo gato com orelhas cobre também a testa e precisa ser feito em um papel bem duro e preto.

Veja também: Fantasias de Carnaval criativas, simples e baratas

Como surgiram as máscaras de Carnaval

Criatividade e bonitas cores fazem toda a diferença na hora de preparar sua máscara de Carnaval

Modelos de máscara de Carnaval devem ser bem aproveitados investindo em muita cor e criatividade (Foto: depositphotos)

As máscaras sempre desempenharam papeis importantes para a sociedade. Seja no campo espiritual ou festivo. Para você ter uma ideia, elas fazem parte de diversas culturas antigas:

No Egito: as máscaras eram colocadas no rosto das múmias;
Na Grécia: as máscaras faziam parte de diversas cerimônias religiosas;
Na China: a sua função também era mística, pois as máscaras afastam os maus espíritos;

Porém, não há como negar que o uso das máscaras ganhou destaque mundial depois que a Itália o adotou. Isso ocorreu mais precisamente na cidade de Veneza, por volta do ano de 1.200. Os registros estão nos autos da cidade, por meio de decretos que citavam o uso de máscaras nas ruas da bela cidade italiana.

Veja tambémDecoração de Carnaval simples e barata

As máscaras inicialmente eram utilizadas por pessoas comuns, mas foram logo proibidas pelo governo italiano que determinou que elas fossem utilizadas somente durante os dias do Carnaval ou por pessoas que exercem uma profissão que exigisse o uso do acessório como: bobos da corte e artistas.

O uso das máscaras foi para outro nível quando no século 15, a cidade de Veneza promoveu o primeiro baile de máscaras que se tem notícia. O adereço era visto como uma libertação, principalmente para aquelas pessoas que exerciam altos cargos e não podiam se misturar com a população. A máscara facilitava essa imersão e o anonimato era exaltado.

Atualmente, as máscaras ainda preservar o glamour do seu auge veneziano e serve também para se fantasiar para o carnaval como pode se transformar em objeto decorativo.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.