,

Quantos quilômetros tem a muralha da china?

Você já se perguntou quantos quilômetros tem a muralha da China? A série de fortificações que servia para proteger o império chinês da invasão dos nômades foi construída ao longo de 20 séculos.

Isso fez com que ela fosse considerada a mais longa estrutura já construída pelo homem e o maior empreendimento militar da história. Por causa da sua magnitude a Changcheng, como é chamada em mandarim, é rodeada de histórias e mitos.

Muralha da China: quantos quilômetros tem

Em 2012, o governo Chinês informou que a Grande muralha tem, em sua totalidade, 21.196 quilômetros de extensão. Pra se ter ideia da grandiosidade dessa construção, é mais que o dobro da extensão do litoral brasileiro.

Muralha da China

A Muralha da China possui mais de 20 quilômetros de extensão (Foto: depositphotos)

Com a atualização, o número mais que dobrou em relação ao que se acreditava que a construção possuía até o momento. Até 2006, quando tinha sido realizada a última medição, acreditava-se que a muralha possuía cerca de 8.850 quilômetros.

O governo chinês informou que o antigo cálculo levava em consideração apenas o que teria sido construído na dinastia Ming, que governou o país durante o século 15 e foi quando a muralha ganhou os seus aspectos atuais. Por isso deveria ser feito um novo estudo sobre a área.

Então, a partir de 2007, o governo Chinês mobilizou outras 15 províncias do país para realizar medições sobre o tamanho real da construção. Em 2012, foi divulgado o valor atual, levando em consideração até mesmo as paredes que não estão mais de pé por não terem resistido ao tempo e aos eventos naturais, permanecendo apenas as ruínas. Apenas 30%dela continua de pé nos dias de hoje.

História da grande muralha

A história da construção da grande muralha da China começou por volta do século 2 antes de Cristo. Alguns historiadores defendem que o projeto teve início no ano de 221 a.C. enquanto a China ainda era vários reinos. Ou seja, antes da unificação do território em um grande império.

As primeiras fortificações teriam sido ordenadas pelo rei do estado de Qin, que viria a se tornar o primeiro imperador. Após a unificação, o imperador Qin Shi Huang Di, aumentou os investimentos na obra, construindo cerca de três mil quilômetros de muralha e unindo as construções anteriores, feitas pelos reinos independentes. 

Após a morte do imperador, o país viveu um período de instabilidade política e as obras foram interrompidas. Por volta de 206 a.C., a dinastia Han subiu ao poder e retomou os trabalhos, que foram mantidos pelas outras 11 dinastias seguintes.

A última foi a Ming, que governou o território durante o século 15. Nesse período foram construídos cerca de sete mil quilômetros, que são os que estão mais bem conservados atualmente.

Historiadores acreditam que durante o auge do império milhares de soldados viviam na fortificação. Além disso, ela servia como uma estrada para comerciantes que precisavam seguir até a Pérsia e outros países da Eurásia.

Por que ela começou a ser construída?

Por muito tempo acreditou-se que ela já teria sido pensada para proteger o território das invasões nômades. Naquele período, no entanto, o território não sofria ataques. Então, uma outra hipótese para a construção seria de manter ocupados os prisioneiros.

Nas dinastias seguintes, a construção teria continuado por conta da intenção de proteger e dar uma solução para o contingente de soldados. Por isso, o local se transformou em torres de observação, onde era possível abrigar milhares de soldados.

Ao longo do tempo, a muralha foi testada inúmeras vezes, mas nem sempre foi o suficiente para frear os ataques inimigos. Só para exemplificar, no início do século 13, o líder mongol Gêngis Khan conseguiu transpor a barreira. No entanto, no século 14, as mesmas forças mongóis foram derrotadas em um dos pontos da muralha.

A partir do século 16, ela foi perdendo a sua função de proteção, até ser totalmente abandonada em meados do século 17.

Quanto tempo durou a construção?

A construção da muralha da China não foi feita de forma contínua ao longo dos governos. Pelo contrário, ela foi abandonada e retomada em vários períodos diferentes. Oficialmente, ela foi construída ao longo de 20 séculos. Isso é o equivalente a dois mil anos de história do país, abrangendo o governo de 13 dinastias diferentes.

O último trecho foi construído entre os anos de 1368 e 1644. Nesse período o império era governado pela dinastia Ming, que assinou o decreto que finalizou a construção.

Um fato interessante é que, por conta do tempo que demorou a construção, várias partes desabaram, mas no local onde elas estavam é possível observar várias técnicas de construção diferentes.

Só para exemplificar, a primeira parte foi feita inteiramente de terra e madeira. Por isso não durou ao longo dos séculos. Na segunda parte da muralha foi usado pedra crua e terra. Na parte final, que é mais recente e está em melhor estado, foi construída inteiramente com tijolos de pedra.

Sendo assim, a grande muralha não é apenas uma obra de engenharia militar, mas também mostra a história daquele povo.

Muralha da China vista de cima

Ao longo de sua extensão, a construção conta com mais de 40 mil torres de observação (Foto: depositphotos)

Onde começa e onde termina a grande muralha?

A muralha da China começa em Jiayuguan, na província de Gansu, no oeste e se estende até a foz do rio Yalu Jiang, que fica na província de Liaoning. Ultrapassando também territórios considerados independente, como a Mongólia e Ningxia.

Com isso o “Dragão de pedra”, como era chamado na antiguidade, atravessa o grande deserto de Gobi e as províncias de Hebei, Shanxi, Shaanxi e Gansu.

O material usado na construção muda de acordo com o local. Por exemplo, na área do deserto de Gobi é possível observar o uso de rochas calcárias e outras encontradas em abundância na região.

Curiosidades

Existem algumas curiosidades bastante interessantes sobre a muralha da China, que talvez você não saiba. Separamos aqui 9 dessas curiosidades, confira.

  • A muralha começou a ser construída em 215 a.C. e demorou dois milênios para ser finalizada. Os últimos trechos foram finalizados apenas em meados do século 16, pouco tempo depois ela perdeu a sua função militar.
  • Apenas 30% da construção está em pé atualmente. O restante da fortificação desmoronou com o tempo, por isso demorou para ser contabilizada por completo.
  • Ela já foi chamada pelos chineses de maior cemitério do mundo. Estima-se que cerca de 80% dos trabalhadores morreram por causa das más condições de trabalho, alimentação precária e frio.
  • Ela possui cerca de oito metros de altura em toda a sua extensão e 6 metros de largura. Por isso era usada como uma rota comercial.
  • Alguns historiadores afirmam que existiram mais de 40 mil torres de observação ao longo da muralha. Cada torre deveria conseguir ver os sinais que eram enviados pela seguinte.
  • Em algumas províncias, as pedras marrons foram substituídas por gesso calcário. Isso partiu de uma decisão dos governos locais para modernizar a muralha e aumentar o turismo.
  • Desde junho de 2007, ela é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno. Sendo escolhida por votação pública, onde vários outros monumentos também concorriam.
  • É considerada a mais longa estrutura que já foi construída pelo homem e a maior construção com fim militar da história.
  • Ela servia também como controle de fronteira e comércio, especialmente o que vinha da rota da seda.

É possível enxergar a construção da lua?

Não é possível enxergar a muralha da China da lua ou até mesmo do espaço. Muitas pessoas aprenderam isso em escolas, no entanto essa afirmação teria surgido em 1893, por uma revista norte-americana que espalhou o boato.

Em 2004, quando o astronauta chinês Yang Liwei se tornou o primeiro do país a ser enviado ao espaço,  ele desmentiu a história. A afirmação foi confirmada posteriormente pela Agência Aeroespacial Americana, NASA.

A agência informou na época que a estrutura não podia ser visualizada sem a ajuda de aparelhos. A linha que foi vista na década de 80 se tratava de um rio que atravessa as montanhas e foi confundido com a fortificação.