, ,

Tamanho de cama queen, king, casal e solteiro

Existem vários tipos e tamanhos de cama, e escolher uma cama pequena ou grande demais pode prejudicar não só a qualidade do seu sono, mas também a circulação pelo quarto e até mesmo o espaço disponível para outros móveis.

Por esse motivo, este artigo é destinado a explicar tudo sobre os tamanhos de camas mais comuns de serem encontrados no mercado.

Quantos tamanhos de cama existem?

Cama de casal no quarto

O tamanho da cama deve se adequar ao ambiente (Foto: freepik)

O tamanho da cama é algo importante a ser avaliado antes mesmo da compra porque ela precisa suprir todas as necessidades da pessoa e ainda se adequar perfeitamente ao ambiente onde será colocada.

Pensando nisso, o mercado internacional de camas e colchões utiliza cinco modelos padrões, que são comercializados na maioria das localidades.

São esses modelos padrões: solteiro, solteiro king, casal, queen e king size. Veja quanto mede cada uma na imagem a seguir (Se estiver no celular clique para poder ver maior):Tamanhos de cama modelos

Com isso, é possível saber qual ficará melhor em cada local e não será preciso ficar esbarrando nas coisas por falta de espaço.

Camas de solteiro

As camas de solteiro são práticas e cabem em qualquer cômodo. Por serem menores apresentam um preço, tanto da cama quanto do colchão, mais baixo no mercado.

A cama convencional possui uma medida padrão de 88 centímetros de largura e 1,88 metros de comprimento. Sendo ela aceita e usada mundialmente.

Mas também existe a cama de solteiro king, que mede1 metro de largura e 2,05 metros de comprimento.

Tamanho de camas de casal

Uma cama de casal mede 1,38 metros de largura por 1,88 de comprimento. Dessa maneira, ela pode ser usada em espaços onde não se tem uma grande disponibilidade de espaço.

Tamanho de cama Queen size

O modelo de cama chamado de Queen size é uma opção para quem busca mais conforto e também possui espaço disponível.

Esse modelo de cama possui 1,58 metros de largura e 1,98 metros de comprimento

Ao comprar esse tipo de cama você deve observar bem o espaço para não prejudicar a circulação do quarto. Aproveite para ler também nosso artigo sobre decoração da casa aqui.

Tamanho de camas King size

O modelo de tamanho adotado no mundo para camas king size é de 1,93 metros de largura e 2,03 de comprimento.

Esse modelo é um dos mais caros do mercado porque, devido ao tamanho total da cama, o material usado na estrutura precisa ser mais resistente.

Caso queira comprar uma cama King size, o cuidado em relação a ela passar nas portas e nas escadas também é válido.

Uma opção viável para esses casos é comprar as camas box que são bicamas. Ou seja, duas estruturas que podem ser usadas juntas. Sendo elas mais fáceis de serem transportadas.

Existem diferenças entre camas box e comum?

Cama comum de madeira

A cama comum pode ser desmontada (Foto: freepik)

Existem algumas diferenças que devem ser levadas em consideração no momento de escolher uma comum, com estrado ou uma cama box. A principal delas é que a camas box, geralmente ocupa menos espaço. Já que não possui pés ou cabeceira própria.

Outra diferença diz a respeito ao tipo de colchão usado, já que a cama box suporta até mesmo os modelos mais pesados de mola.

O ponto forte da cama comum é que ela pode ser totalmente desmontada, facilitando na hora de passar pelas portas da casa, ou de transportar em uma possível mudança.

O que é uma cama de viúva?

Esse é um modelo de cama bem maior que a cama de solteiro comum, mas não chega até o tamanho de uma de casal.

Isso faz com que ela seja uma opção tanto para pessoas que moram sozinhas, quanto para os casais que não dispõem de espaço suficiente no quarto.

De maneira geral existem dois modelos de cama de viúva, um que mede 1,20 de largura por 1,88 metros de comprimento, e outro maior que mede 2 metros de comprimento e 1,28 de largura.

O melhor de tudo é que os preços também tendem a ser mais baratos, além de se adequarem a pequenos espaços, sem deixar de ter conforto.

Como a escolha do tamanho de camas interfere no sono?

Mulher que dormiu mal

O tamanho da cama interfere na qualidade do sono (Foto: freepik)

O tamanho de camas não é algo que apenas interfere na circulação e decoração do ambiente. Em alguns casos, escolher o tamanho ideal pode interferir diretamente na qualidade do sono.

Isso se deve ao fato de que muitas pessoas nem se dão conta de que estão dormindo em uma cama pequena demais para elas.

Isso acontece principalmente entre os adolescentes de idade entre 14 e 17 anos. Já que, muitos ainda usam o móvel usado na infância e ele não se mostra mais suficiente para a altura atual.

Desse modo, é comum que parte dos pés fique para fora e a pessoa não consiga encontrar uma posição confortável para dormir a noite. Quando isso acontece é a hora ideal de procurar modelos maiores.

Dicas de como escolher a cama

Primeiramente é importante medir todo o ambiente onde a cama ficará. Isso serve para descobrir quanto espaço ela tomará e quanto ficará livre para o restante dos móveis.

A segunda dica é avaliar se a cama tem um material de apoio resistente o suficiente para suportar o seu peso, pergunte sempre isso ao vendedor.

Por último, avalie também se o tamanho escolhido passará por portas, escadas e corredores, comprar antes de conferir tudo isso pode fazer com que você tenha que voltar na loja para trocar.