, ,

Jogos nostálgicos educativos para crianças

Por incrível que pareça é brincando que se aprende. Existem milhares de jogos educativos para crianças e mesmo aqueles mais nostálgicos são capazes ainda de trazer lições para a garotada.

É bem gostoso quando nossos pequenos aprendem algo novo enquanto se divertem. E se esses brinquedos também fizeram parte da nossa infância, é melhor ainda. Veja alguns jogos nostálgicos educativos para crianças.

7 jogos educativos para crianças

Lego

Enquanto brinca de lego a criança trabalha o raciocínio, a criatividade e a coordenação motora

O lego é como se fosse um quebra-cabeça em três dimensões (Foto: depositphotos)

Os blocos de montar de plástico nasceram em 1950 na Dinamarca, mas que logo ganhou o mundo. Ainda hoje são fabricados largamente e são até tema de parques temáticos. A ideia é que você trabalhe o raciocínio, criatividade e coordenação motora enquanto monta cenários incríveis com as pequenas peças coloridas. É como se fosse um quebra-cabeça em três dimensões.

Ioiô

 A brincadeira desenvolve a rapidez, a criatividade e a coordenação motora

Esse brinquedo é típico das Filipinas e logo se popularizou por todo o mundo (Foto: depositphotos)

O pequeno círculo com dois lados e um barbante no meio já fez a alegria de muitas crianças das décadas passadas. Da forma como é hoje, ele nasceu nas Filipinas e virou febre nos Estados Unidos na em 1928.

Veja também: Brincadeiras para as férias

A graça do brinquedo é realizar manobras e movimentos difíceis e não só rolar para cima e para baixo. A brincadeira desenvolve a rapidez, criatividade, coordenação motora e atividade física.

Pião

Além de interagir socialmente, a criança trabalha o equilíbrio e o foco

Há uma competição para derrubar o pião do outro em uma tacada só (Foto: depositphotos)

O pião é um brinquedo muito antigo feito de madeira e que tem na ponta um prego. A brincadeira consiste em fazer com que o pião gire no chão depois de lançado por um barbante.

O desafio é fazer com que o pião rode sem balançar ou se inclinar para os lados ou fazer com que o pião gire de cabeça para baixo. Além disso, há uma competição para derrubar o pião do outro em uma tacada só. Uma brincadeira super divertida que fará as crianças interagirem socialmente com outras, se movimentarem e também dominarem o equilíbrio e foco.

Bambolê

Brincar de bambolê faz com que a criança treine sua habilidade e coordenação motora

Essa brincadeira exercita todo o corpo (Foto: depositphotos)

A brincadeira consiste em colocar um arco de plástico na cintura e começar a movimentá-lo para sustentar o círculo enquanto a criança mantém o rebolado. Os braços, ombros e até pescoço podem ajudar da tarefa. As competições para ver quem sustenta mais o bambolê na cintura são divertidíssimas, além de colocar a meninada para se exercitar.

Veja também: Sonhar com cabo de guerra

Pular corda

Pular corda é uma brincadeira educativa e que estimula a atividade física

Pular corda estimula a interação social, a coordenação motora, além de ser muito divertida (Foto: depositphotos)

Outra brincadeira dos velhos tempos é pular corda. Os benefícios são diversos: interação social, atividade física e equilíbrio. Quando tem um número grande de crianças pode-se formar equipes e elas disputam entre si, uma ótima oportunidade de ensinar a ganhar e a perder para os pequenos.

Bobo

Brincar de bobo ensina as crianças sobre buscar os seus objetivos

Essa é uma das brincadeiras mais inclusivas pois qualquer criança se diverte com ela (Foto: depositphotos)

O jogo do bobo é muito antigo e simples. A brincadeira determina que algumas pessoas fiquem com uma bola nas mãos e jogue-a uma para as outras enquanto uma é feita de “boba” e tenta pegar a bola do seu portador.

Caso alguém deixe que o bobo da vez pegue a bola sob seu domínio, torna-se o bobo no lugar do outro. O jogo ensina as crianças sobre buscar os seus objetivos e ter cuidado para não perder as oportunidades.

Caça ao tesouro

A caça ao tesouro desenvolve a leitura, a interpretação, a criatividade e a coragem

A meninada adora ter que procurar os tesouros por meio de pistas misteriosas (Foto: depositphotos)

Caçar tesouro é tão divertido que já foi tema de diversos filmes! Em casa ou na escola dá para fazer um caça tesouro criativo e cheio de desafios. A meninada adora ter que procurar os tesouros por meio de pistas misteriosas. O joguinho desenvolve a leitura, a interpretação, a criatividade e a coragem. Tudo o que a garotada precisa!

Veja também: Sonhar com brinquedo