,

Brincadeiras para as férias

Toda criança tem o direito de brincar. Nas férias, as brincadeiras se intensificam tanto nas colônias, nos parquinhos, como também em casa.

Porém, nem todas as famílias dão conta de tanta energia reprimida. Por isso, é importante ter uma lista de brincadeiras sempre à mão para gastar a energia da garotada.

Brincar é tão importante que a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, estabelece “o direito ao repouso e ao lazer” no artigo 24.

Outro documento importante é a Declaração dos Direitos da Criança, de 1959. Nele, fica claro que toda criança tem direito “à alimentação, à recreação, à assistência médica” e a “ampla oportunidade de brincar e se divertir”, nos artigos 4 e 7.

O Eca, o Estatuto da Criança e do Adolescente, também determina o direito a “brincar, praticar esportes e divertir-se” no artigo 16. Aprenda agora brincadeiras para as férias da meninada.

Férias pedem sempre brincadeiras novas

É sempre bom encontrar novas brincadeiras para as férias das crianças (Foto: depositphotos)

Temporada de férias? Veja brincadeiras para aproveitar o período

Faça artesanato

Utilize materiais que iriam para o lixo, como garrafas pets, papelão, caixas de leite e latas. Faça objetos úteis, como porta canetas, caixinhas para guardar bijuterias e casinhas de brinquedo.

Arte com argila

Qual criança que não gosta de modelar coisas? Prepare um pequeno ateliê e coloque a criançada para brincar com argila. Depois que ela secar, coloque-as para pintar com tinta guache.

Brincadeira com fantoche

Prepare um palco com cortinas. Ensine as crianças a brincarem de teatro com as mãos. Para isso, faça luvas com bonequinhos em cada ponto do dedo e crie histórias para serem interpretadas. Elas vão se divertir muito.

Veja também: Férias! Lugares bons e baratos para viajar no final do ano

Brincar de mestre cuca

Pesquise na internet receitas fáceis e ensine a criança a cozinhar. Preparar alguma coisa com as próprias mãos vai ser muito satisfatório para ela e saborear também. Para essa atividade é preciso que um adulto acompanhe de perto para evitar acidentes com objetos cortantes ou com o fogo.

Pintura com pinceis e dedos

A maioria das crianças aprecia as cores e adora pintar. Selecione um lugar na sua casa e forre-o com papeis brancos. Proteja as paredes e piso e libere para a meninada pintar.

Deixe que a criatividade deles aflore, mesmo que depois você tenha que limpar a sujeira, inclusive neles. É importante lembrar que toda a tinta usada precisa ser antialérgica.

Cuidar da natureza

Já pensou levar as crianças para brincar no parque e pedir para que elas cuidem da natureza? Isso implica em recolher lixo (papeis e plásticos), aguar as plantinhas e até plantar alguma árvore. Elas vão adorar.

Aproveite para fazer nesse momento uma conscientização de tudo o que o meio ambiente significa para a humanidade e introduzi-las à consciência de preservação do nosso planeta.

Brinquedos também são importantes

As brincadeiras são todas bem-vindas. Por meio dela, muitas crianças aprendem lições que vão levar para o resto de suas vidas. Por isso, use brinquedos que estimulem a diversidade e acabem com preconceitos.

Deixe que os meninos cuidem vez ou outra das bonecas. Essa é uma forma de estimula-los a ser bons pais no futuro e incentive as meninas a dirigirem carrinhos.

Esqueça as bonecas loiras e de olhos azuis e valorize os traços mais brasileiros com formas e cabelos mais reais. Isso vai fazer toda diferença.