Corrida de São Silvestre: distância, percurso e origem

A Corrida de São Silvestre é o evento de atletismo mais importante da América do Sul. Anualmente ela é realizada pelas ruas de São Paulo sempre no último dia do ano. É uma prova mista com classificações divididas por gênero.

Muitos atletas internacionais vêm ao Brasil somente para competir e alguns acabam conquistando classificações importantes, como os quenianos. Os brasileiros também se dão bem na Corrida de São Silvestre, como Marílson Gomes dos Santos que ganhou três vezes a disputa.

A origem da Corrida de São Silvestre

2018 marca a 94ª edição da Corrida de São Silvestre. Tudo começou em 1924, quando o jornalista, advogado e empresário do ramo da comunicação chamado Cásper Líbero acompanhou um prova noturna na França. No ano seguinte, ele criou a Corrida de São Silvestre, batizada com esse nome, em homenagem ao dia do santo.

A corrida de São Silvestre tem um percurso de 15 quilômetros

A primeira edição da competição aconteceu em 1924 (Foto: Reprodução | Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação)

A primeira corrida contou com 37 classificados e contou com 60 inscritos. O primeiro vencedor foi o jogador de futebol Alfredo Gomes. Depois da Segunda Guerra, a organização do evento decidiu abrir inscrições para estrangeiros e o Brasil passaria a perder todos os títulos para eles, voltando a conquistá-lo somente em 1985, com o pernambucano José João da Silva.

Até hoje o maior detentor de recorde de tempo é o queniano Paul Tergat que venceu quatro vezes a Corrida de São Silvestre.

Em 1975 durante o Ano Internacional da Mulher, a Corrida de São Silvestre abriu inscrições para as mulheres e realizou as primeiras competições com ambos os sexos tendo as classificações separadas por gênero. Anos mais tarde, a prova foi separada entre homens e mulheres e ocorrem em horários diferentes.

Veja também: Corridas automobilisticas amadoras – como participar de campeonatos

Em 1991, o evento foi incluído no calendário internacional de provas de rua pela Associação Internacional das Federações de Atletismo. Em 1993, nasce a São Silvestrinha, uma versão para as crianças.

Distância da prova

Inicialmente, a São Silvestre tinha 8,8 quilômetros e era concluída em cerca de 20 minutos. Algumas regras como não tomar água durante a prova prejudicava bastante as condições dos atletas.

Situação inimaginável hoje em dia, quando os esportistas profissionais mantém uma dieta específica para melhorar o desempenho e contam com suplementos até mesmo durante a corrida que tem 15 quilômetros desde 1991.

Percurso da São Silvestre

A Corrida de São Silvestre tem um percurso fixo todos os anos. A largada é na Avenida Paulista, esquina com Rua Ministro Rocha. Já a chegada é em frente ao Prédio da Fundação Casper Líbero. Conheça mais sobre o trajeto.

Azevedo, as duas pistas.
Av. Paulista, duas pistas.
Túnel Jose Roberto F. Mellen, duas pistas
Av. Dr. Arnaldo, duas pistas até Rua Major Natanael.
Rua Major Natanael. Contra Fluxo.
Rua Des. Paulo Passallaqua, duas pistas.
Av. Pacaembu, duas pistas.
Vd. Pacaembu. Fluxo.
Av. Dr. Abrahão Ribeiro. F.
Av. Norma P. Gianotti. F.
Av. Rudge. F.
Vd. Orlando Murgel. F.
Av. Rio Branco. F.
Av. Ipiranga. F.

Veja também: Informações sobre o Triathlon: história e competições

Av. São João. F.
Praça Julio de Mesquita, duas pistas.
Alameda Barão de Limeira, duas pistas.
Av. Duque de Caxias, pista da esquerda no contra fluxo.
Esquerda no Largo do Arouche. C F.
Contornar a rotatória em frente ao Hotel São Rafael. C F.
Av. Vieira de Carvalho. C F.
Praça da Republica. F.
Av. Ipiranga. C F.
Av. São João. C F.
Rua Conselheiro Crispiniano. C F.
Atrás do Teatro Municipal. C F.
Rua Cel. Xavier de Toledo. C F.
Rua Sete de Abril. C F.
Rua Dr. Braulio Gomes. C F.
Rua Cel. Xavier de Toledo. C F.
Vd. Nove de Julho. F
Vd. Jacarei. F
Mudança de pista da esquerda para a direita.
Rua Dona Maria Paula. F.
Av. Brig. Luis Antonio, duas pistas.
Av. Paulista, duas pistas.