Informações sobre o Triathlon: história e competições

Triathlon

Foto: Reprodução 

História

O Triathlon é um evento atlético que é composto por três modalidades (natação, ciclismo e corrida), realizadas em sequencia e sem interrupção. O evento surgiu na década de 70, em um clube de atletismo de San Diego, nos Estados Unidos. Tudo começou como um simples programa de treinamento de férias para os atletas, que acharam divertido e pediram para aquilo ser praticado com mais frequência.

A primeira competição de Triathlon foi realizada no ano de 1978, no Havaí e foi chamada de Iroman Triathlon. O intuito inicial daquela prova foi analisar qual dos competidores (nadador, ciclista ou atleta) possuía mais resistência e era melhor condicionado fisicamente.

Foi estreada no programa dos jogos de Sydney em 2000. Mas antes disso, sofreu por algumas alterações estabelecidas pela ITU (União Internacional de Triathlon). Essas alterações foram realizadas com a finalidade de tornar a modalidade mais atrativa ao público em geral, criando um certo contraste com a forma em que era realizada anteriormente. Uma das modificações mais notáveis foi a liberação do vácuo no ciclismo, onde o atleta teria que manter uma distância de 3 metros lateral e 7 metros frontal do outro competidor.

Classificação das Provas

As provas de Triathlon podem ser classificadas de acordo com os locais onde será disputada a prova e com a distância que será percorrida. Confira as principais:

  • Sprint: composta por 760 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida.
  • Olímpico: composta por 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.
  • Meio-Iroman: composta por 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida.
  • Iroman: composta por 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida.
  • Ultraman: composta por 10 km de natação, 421 km de ciclismo e 84 km de corrida.

Competições de Triathlon

Anualmente, a ITU (União Internacional de Triathlon), realiza a competição mais importante mundialmente da categoria, a Copa do Mundo de Triatlon.

Como dito anteriormente, a modalidade entrou para o programa das Olimpíadas no ano 2000, durante os Jogos de Sidney.

No Brasil

O triathlon chegou ao Brasil no ano de 1981, mas a primeira competição ocorrida de forma oficial só aconteceu dois anos mais tarde, em 1983, no Rio de Janeiro. Com o tempo, surgiu uma entidade que representasse a modalidade no país, a Confederação Brasileira de Triathlon, criada em 1991 e tendo como primeiro presidente João Calazans Filho, que se manteve no cargo até 1998.

Hoje em dia, a Confederação já conta com 24 federações, possuindo mais de 2.200 atletas filiados, de várias partes do Brasil.