Chia emagrece mesmo?


Chia emagrece mesmo?

Foto: Reprodução

Com o cultivo no Bolívia, a chia é uma sementinha conhecia ao redor do mundo pelo seu alto teor de ômega 3 e fibras. Essa semente é encontrada em forma de farinha, óleo ou o próprio grão. É muito usada em temperos de saladas e também no preparo de bolos ou pães. Recentemente tem se tornado “queridinha” por ser uma ótima ajuda para as pessoas que desejam emagrecer, afinal, a chia têm poderes semelhantes aos da linhaça e é excelente para as queima daqueles quilos a mais.

Como a chia pode emagrecer?

O segredo da chia sobre seus poderes emagrecedores é bem simples. Quando a semente entra em contato com outros líquidos, ela pode aumentar até doze vezes de tamanho, o que faz com que o estômago fique mais cheio e a sensação de satisfação logo aparece, impedindo a pessoa de comer muito. Outro ponto positivo sobre a chia é que ela é rica em fibras insolúveis que auxiliam na boa manutenção do intestino grosso, pois as bactérias que ficam nesse órgão se alimentam das fibras e acabam melhorando a flora intestinal. Além de fibras e ômega 3, a chia contem vitamina C, cálcio, potássio, ferro, magnésio, zinco e fósforo.

Maneiras de consumir a Chia

  • A semente é bastante semelhante à linhaça, portanto pode ser servida da mesma forma;
  • Colocando duas colheres de sopa ou seis de café em cima das frutas, no iogurte ou outros alimentos;
  • Pondo a chia na receita do bolo ou pão caseiro;
  • Adicionando a semente no começo de cada refeição, assim irá ficar logo com o estômago cheio e comerá menos;
  • Os temperos são desnecessários em seu preparo. Ao colocar a chia em outros alimentos, o seu sabor natural passa despercebido.

Atenção!

Vale lembrar que a chia é bastante calórica. Duas colheres de sopa equivalem a 174 calorias, ideal para passar o dia. Seu consumo deve ser acompanhado de muita água, pois as fibras necessitam ser hidratadas para que seu efeito no intestino não seja contrário ao desejado, ou seja, causando a prisão de ventre.

Exercite-se!

Não acredite que o simples consumo da chia é o suficiente para uma barriga sequinha e vida mais saudável. Para poder se beneficiar dos efeitos dessa semente é preciso fazer algumas atividades físicas além de consumi-la. As atividades físicas fazem as calorias serem queimadas e a gordura localizada ir desaparecendo, além de melhorar a resistência do organismo. Por isso, a melhor forma de emagrecer é com a alimentação balanceada e as atividades físicas.