Constipação Intestinal/Prisão de Ventre: sintomas e tratamentos

Ventre livre

A constipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre é caracterizada pela constante dificuldade de evacuar, ou de o fazer com bem menos frequência que o normal. Isso acontece pois as fezes se tornam ressecadas.

É mais frequente em mulheres e em idosos, entretanto, ainda não existe explicação para tal fato. A constipação intestinal pode ser classificada em dois tipos:

1. Simples: pode ter uma duração curta, quando geralmente é causada por mudanças alimentares e por outros fatores como febre, medicamentos, pós-operatório, entre outros. Pode também apresentar seu estado crônico, que dua períodos longos e não possui nenhuma causa orgânica conhecida que possa alterar os movimentos peristálticos.

2. Orgânica: apresenta uma evolução de forma rápida, crônica e com alterações estruturais.

A constipação intestinal pode ser causada por diversos fatores. O principal deles é baixa ingestão de fibras, que podem ser encontradas em frutas, grãos e verduras. As fibras ajudam na retenção de líquido nas fezes, fazendo com que elas se tornem mais pastosas, auxiliando em sua eliminação. Uma pessoa adulta deve ingerir cerca de 30 gramas de fibras ao dia.

Existe outro fator de destaque que pode desencadear a constipação intestinal, como a baixa ingestão de líquidos, os quais hidratam as fezes, tornando-as mais fáceis de eliminar. Além desses dois fatores existem outros como o sedentarismo, gravidez, stress, problemas psicológicos, onde o indivíduo se recusa a evacuar, por sentir nojo, entre outros.

O tratamento é feito basicamente regrando a alimentação, adicionando fibras e líquidos diariamente. Para casos mais sérios, pode-se precisar do uso de medicamentos que ajudam na evacuação, como os supositórios e laxantes (sempre com prescrição médica).

A prevenção pode ser feita através de hábitos alimentares saudáveis, com alimentos ricos em fibra, ingestão regular de líquidos e tratamento de doenças locais ou sistêmicas que possam ocasionar a constipação intestinal.

 

Fontes de Informações

ABC da Saúde

Boasaude.uol.com.br

acupunturaweb.blogspot.com