Os melhores destinos e sugestões de onde passar as festas juninas

As celebrações em homenagem aos santos católicos: Santo Antônio, São Pedro e o próprio São João, movimentam o calendário a partir de maio e tem seu ápice no mês de junho.

De acordo com o Portal Brasil do Governo Federal, “do total de mil eventos cadastrados no Calendário Nacional de Eventos Turísticos, do Ministério do Turismo, 54 são dedicados à festa que combina religiosidade popular, comidas típicas, danças típicas e muita música regional, movimentando o turismo País”.

E não é difícil encontrar destinos para curtir essa época do ano deliciosa. Selecionamos três destinos para você aproveitar ao máximo o calendário junino no Brasil.

Onde passar o São João?

Caruaru, Pernambuco

Os melhores destinos e sugestões de onde passar as festas juninas - Caruaru

Foto: depositphotos

Localizada no Agreste pernambucano, a cidade de Caruaru briga pelo título de maior e melhor São do Mundo. A cidade vive 30 dias intensos de festa e tem para todos os estilos. Os polos espalhados pela cidade revelam espaço para o forró tradicional pé de serra, as quadrilhas populares e também grandes shows de artistas nacionais.

De acordo com a organização do evento, “durante o mês de junho, são movimentados mais de 200 milhões de reais e mais de 6 mil empregos diretos e indiretos são gerados no município. Cerca de 2,5 milhões de pessoas passam pela cidade e a rede hoteleira tem mais de 97% de ocupação nos finais de semana”.

Campina Grande, Paraíba

Os melhores destinos e sugestões de onde passar as festas juninas - Campina Grande

Foto: depositphotos

Campina Grande fica no estado da Paraíba. A cidade disputa com Caruaru, o título de maior São João do mundo. Assim como a rival, a festa junina dura o mês de junho inteiro e possui diversos polos espalhados pelo município.

Esses polos descentralizados são espaços preparados para receber os turistas e forrozeiros. A pirâmide é uma espécie de tenda que sedia todas as apresentações de quadrilhas. A locomotiva forrozeira é o Expresso do Forró, um passeio de trem que liga Campina Grande a um distrito da região. O veículo faz todo o trajeto embalado pelo som do forró.

Já o Sítio São João é um museu a céu aberto com um cenário lindo, típico de interior. Assim também é Vila Nova da Rainha, uma reprodução de como era a cidade nos tempos mais pacatos.

O Parque do Povo concentra 6 palcos e 5 Ilhas de Forró. Nesses espaços os visitantes podem dança à vontade, comer comidas típicas e se deliciarem com o clima festivo da época junina.

São Luís, Maranhão

Os melhores destinos e sugestões de onde passar as festas juninas - São Luís

Foto: Reprodução/ Edgar Rocha/Ministério da Cultura

As festas juninas de São Luís, capital do Maranhão, também são bem tradicionais. Um pouco diferente dos eventos citados anteriormente, em São Luís, a figura central é o bumba meu boi. Por isso, o boi está em todos os cantos da cidade. São dezenas de atrações de grupos folclóricos e os eventos juninos mais disputados por lá são os chamados arraiais.

Os polos que fazem a capital do Maranhão tremer são o Canto da Cultura, localizado no Centro Histórico e o Espigão Costeiro que fica na praia da Ponta d’Areia.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.