Significado do nome Maria

Maria é um nome feminino extremamente comum no Brasil e em vários outros países. Por aqui, consta como o nome mais popular, contando com os nomes compostos que também possuem Maria.

Nos países onde a maior parte da população foi ou é católica Maria continua sendo como o nome mais popular entre as mulheres, dado a sua grande importância na história do cristianismo.

Existem também alguns fatos interessantes e curiosos em relação ao nome Maria. Por mais que esteja entre os nomes mais populares entre as mulheres, Maria também aparece como um nome frequente entre os homens, mas sempre acompanhado de um nome masculino, como é o caso de João Maria ou José Maria.

Personalidades com nome Maria

Significado do nome Maria

Foto: Reprodução

Hoje em dia existem muitos famosos com o nome de Maria, mas o mais interessante é a relação das personalidades que entraram para a história e que tinham este nome. Talvez a mais importante e influente tenha sido Maria, mãe de Jesus. Mas Maria também foi o nome de diversas rainhas da Inglaterra e de Portugal.

Origens do nome Maria

O nome Maria pode ter duas origens distintas que hoje são aceitas. A primeira é do hebraico Miriam, que seria a mistura de duas palavras que significavam Mestre e Poderoso. Também no hebraico existe uma outra possível origem do nome, que é Myriam que pode significar vidente, senhora soberana ou amarga.

Significado do nome Maria

O significado mais comum que acaba sendo atribuído ao nome Maria é o de Mulher que Ocupa o Primeiro Lugar.

Características das pessoas com nome Maria

Maria é o nome de uma pessoa que geralmente se preocupa muito com o seu lar e com a sua família. Não é à toa que constantemente sente-se perdida quando não está próxima da sua casa ou dos seus entes queridos. Busca sempre prover um relacionamento harmônico entre todos dentro de casa, mas em alguns casos pode também sufocar as pessoas com tamanha proteção.

As pessoas que se chamam Maria geralmente possuem muita energia e estão sempre disposta a começar novas atividades e projetos. Mas para isso, precisa se manter sempre ativa. Quando passa muito tempo sem fazer nada tende a se sentir mal.

Marias geralmente possuem um temperamento forte, o que em alguns casos pode até mesmo assustar outras pessoas de sua convivência. Além disso, costuma ter muitas dificuldades para perdoar alguém que lhe tenha feito alguma coisa.