Significado de bodas de cristal

Certamente, você conhece o tradicional aniversário de 15 anos. Mas você sabia que essa data também é comemorada pelos casais? Isso mesmo. O significado de bodas de cristal é justamente a comemoração de 15 anos de casamento.

Na juventude, essa data é simbolicamente interpretada como o início da maturidade e da vida adulta para os aniversariantes. Tanto que as debutantes participam de uma festa e são apresentadas à sociedade. Essa relação tem muito a ver também com a união de um casal após 15 anos de casamento. Entenda mais agora!

O que significa bodas de cristal?

Os 15 anos de casamento também significam a maturidade da relação. Passados os 15 anos iniciais, a vida a dois já está em um processo de maturidade e estabilidade admirável.

E ela é representada pelo cristal. Vale lembrar que esse metal não é único. Existem diversos tipos de cristais e as suas maiores características são: cristalino, arranjo regular, simetria e energia. Todas essas caraterísticas podem também ser atribuídas a um casamento. Entenda mais abaixo.

Casal com champanhe

Assim como o cristal, 15 anos de casamento deve ser cristalino e simétrico (Foto: depositphotos)

Origem do cristal

Um cristal se forma devido à agregação de partículas constituintes que formam uma estrutura cristalina de um sólido com diversas faces planas, arranjadas e com simetria em sua maior parte.

O fenômeno inicial para a origem do cristal é chamado de nucleação. Ele acontece quando uma substância é dissolvida que pode ou não ficar agregada as demais. Mas quando elas ficam juntas, acabam formando um núcleo indissolúvel, é quando acontece o nascimento de um cristal.

Esse processo tem uma característica única: a ordenação. Um cristal só surge quando essa união tem uma forma específica durante a união. É o que chamam de comportamento microscópico, e é extremamente ordenado.

Eles podem se formar tanto rapidamente, como por exemplo, o floco de neve, como levar milhões de anos para acontecer, como o gelo dos glaciares. Também podem ser formatos variados e até cores diferentes. Por isso, dizemos que não existe só um tipo de cristal, mas vários.

Características do cristal

Apesar de existirem vários tipos de cristal, há quatro características bem comuns a todos eles: cristalino, arranjo regular, simetria e energia. Como estamos falando de bodas de cristal, essas características podem sim ser aplicadas a um relacionamento duradouro.

Cristalino

Um cristal, como o próprio diz, deve ser translúcido. Ou seja, ter a capacidade de refletir luz através dele. Por isso que o vidro, apesar de ser comumente confundido com um cristal, não pode ser considerado um. Isso porque, o vidro não tem a transparência encontrada em um cristal.

O casamento de 15 anos deve ser assim também: transparente entre as partes. A parceria e cumplicidade têm que ser as maiores características de um casal feliz. Todo esse tempo deve refletir o brilho da felicidade e fidelidade do casal.

Arranjo regular

O cristal sempre se forma por meio de um arranjo regular, mesmo que seu produto final seja algo pontiagudo ou que pareça ter lados diferentes. Mas o seu processo de formação é regular e para que as partes se agrupem, elas têm que ser semelhantes.

As bodas de cristal também precisam refletir essa regularidade. Mesmo pessoas diferentes, elas conseguem se unir e juntas formarem um relacionamento criado por arranjo semelhante, cujo objetivo é único: serem felizes.

Simetria

Segundo o dicionário online, simetria é a “conformidade, em medida, forma e posição relativa, entre as partes dispostas em cada lado de uma linha divisória, um plano médio, um centro ou um eixo”.

Essa característica é atribuída aos cristais e porque não aos casais? O casamento nada mais é que de duas partes que se unem em torno de uma linha divisória bem clara que se chama amor. Ela é sim o eixo e o centro de um casamento de 15 anos.

Energia

Essa é uma característica muito curiosa a respeito dos cristais. Eles possuem um poder eletromagnético de alta frequência. Por isso mesmo é comum os cristais serem muito utilizados pelos místicos, pois eles são considerados canais de energia.

Sendo assim, os cristais não só transmitem, como absorvem e transformam energia. As ondas de cristalização têm esse poder e, frequentemente, os cristais são usados na prevenção, cura e tratamento de diversos incômodos da saúde física e mental.

Essa característica dos cristais também pode ser atribuída a um casamento. O amor de um casal pode atuar como energia para a vida. Ele tem o poder de se reproduzir e multiplicar através do nascimento de uma família e de uma vida inteira dedicada um ao outro.

Tipos dos cristais mais populares

Por conta dessa última característica, a energia, os cristais são bem populares. Usados como amuletos, alguns são bem famosos. Conheça alguns dos cristais mais belos e utilizados como fontes energéticas pelos místicos:

Ametista

A beleza do Ametista impressiona. Na cor roxa, ele é o cristal que acalma e fornece equilíbrio e harmonia. O cristal é muito utilizado pelo aventureiros e viajantes, pois simboliza a coragem. Além disso, ele tem o poder de transformar a energia negativa em positiva.

Quartzo branco

O Quartzo é um dos cristais mais populares e comercializados atualmente. Ele interfere nas funções cerebrais e dispersa a energia negativa. Para os místicos, esse cristal ajuda na intuição e elucida os caminhos do autoconhecimento.

Quartzo rosa

Esse é o cristal do amor. Sua cor rosa acalma o coração e dar uma forcinha para o amor próprio e paz interior. Não se trata somente do amor carnal entre duas pessoas, mas sim da jornada de interiorização e descoberta do amor por si próprio.

Selenita

A Selenita é o cristal que remete à cura. Muito utilizado por quem medita ou faz sessões de cura não só para problemas físicos como para problemas relacionados aos conflitos interiores.

Calcita laranja

Esse cristal é bastante popular pelas pessoas que buscam melhorar a memória. A Calcita laranja trabalha aspectos do cérebro que melhoram a absorção de conteúdos de livros ou vivências pessoais. A mente recebe um bálsamo e fica mais aberta às mudanças sob influência desse cristal, segundo os místicos.

Resumo do significado de bodas de cristal

As bodas de cristal são comemoradas após 15 anos de casamento. Esse período representa a chegada da maturidade, da união, simetria e amor entre o casal.

O cristal é o elemento escolhido para representar esse aniversário de união, justamente porque representa uma união transparente, sólida e que é composta de partes semelhantes que se unem.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.