Significado de bodas de algodão-doce

Bodas de algodão-doce celebram três meses de casamento ou namoro

As bodas de algodão-doce são usadas para comemorar três meses de namoro ou de casamento. Apesar disso, muitas pessoas confundem com as bodas de algodão, que servem para celebrar dois anos de casados.

Mas, apesar de simbolizar apenas três meses da relação, é importante festejar a data. Afinal, mais um mês se passou ao lado da pessoa que você ama. Por essa razão, cada ano, mês ou hora deve ser motivo para celebrar o amor.

E como existe até um nome específico para a data, por que não investir em uma comemoração a dois? Para ajudar você a pensar em como deixar esse momento ainda mais especial, preparamos esse artigo que está repleto de ideias sobre presentes, bilhetes, homenagem, mensagem etc.

Mas antes disso, vamos entender um pouco mais sobre o que significa as bodas de algodão-doce. Isso para que você possa entender o porquê desse nome e qual a simbologia que há por trás desses termos.

Bodas de algodão-doce: o que significa?

Como já mencionado, as bodas de algodão-doce celebram três meses de casamento ou de namoro. O nome escolhido faz uma analogia ao período doce e suave da vida a dois logo nos primeiros meses de relacionamento.

Casal segurando algodão-doce

O algodão-doce simboliza a leveza e doçura dos três primeiros meses da relação (Foto: depositphotos)

Essa fase inicial do casal é marcada por muito romantismo, amor e carinho. Passeios ao parque, andar de mãos dadas em um domingo à tarde, dividir um algodão-doce. Essas são algumas das situações comuns na vida de recém casados, por isso que “algodão-doce” foi o nome escolhido para simbolizar os três primeiros meses de relação.

Com o passar do tempo, as bodas ganham novos nomes que representam um momento específico na vida do casal. Geralmente, quanto mais anos se comemora, mais resistente é o material usado para nomear as bodas. Por exemplo, enquanto o primeiro ano é boda de papel, 50 anos são bodas de ouro.

Sugestão de presentes

O presente de bodas de algodão-doce vai depender da relação entre o casal. Isso porque, três meses de namoro são diferentes do mesmo período em um casamento. Sendo assim, tratando-se de namorados, os presentes podem ser mais simples, como cestas de doces (incluindo o algodão-doce), flores ou um jantar a dois.

Já quando se trata de três meses de casados, é indicado investir um pouco mais nessa celebração. Por exemplo, ao invés de presentear um ao outro, os pombinhos podem encontrar uma maneira de se divertirem juntos. Desta forma, dicas de presentes podem ser: um passeio durante todo o dia terminando com um jantar à luz de velas ou uma viagem que dure o final de semana.

Presentes feitos à mão também são excelentes opções, pois são carregados de romantismo e cuidado. Expressam a ideia de que a pessoa dedicou um tempo da vida dela para lhe agradar e não há presente melhor do que dedicação.

Mas, mesmo que o presente seja comprado em alguma loja, doe seu tempo para escrever algo romântico para o amor da sua vida. Em um cartão ou bilhete, deixe que o seu sentimento fale mais alto e faça uma homenagem ao companheiro ou companheira.

Bilhetes para bodas de algodão-doce

“Ainda sinto as borboletas no estômago quando sei que estou prestes a te encontrar. Minha mão soa e, por vezes, fica trêmula. O coração paltita tanto que mais parece que vai sair pela boca. O amor está em mim, mas ele é todo por você.”

“Já perdi as contas de quantas vezes acordo no meio da noite só para ver você dormir. Os seus traços continuam perfeitos com a meia luz que entra pela janela. E eu não poderia sentir nada além do que gratidão ao universo por me trazer você para o meu lado.”

“Os votos que lhe dediquei durante o casamento estão guardados na minha memória. Eu quero lhe fazer a pessoa mais feliz e mesmo nos momentos de tristezas, quero estar do seu lado para acolher você com todo meu amor.”

“Três meses se passaram rápido, mas apesar disso posso dizer com toda convicção que está sendo tudo fantástico. Ter você perto de mim todos os dias, deitar ao seu lado todos os dias, cozinhar com você todos os dias. Você é uma pessoa maravilhosa e que sorte tenho eu por ter você comigo.”

“Soube que três meses de casados são comemorados com bodas de algodão-doce. Acabei percebendo que minha vida do seu lado é igual a essa guloseima: colorida, doce e suave. Mesmo que passem os anos, quero que a gente continue convivendo com leveza, alegria e muito amor.”

Ideias para comemorar bodas algodão-doce

Então você vai completar três meses de casado ou de namoro e ainda não sabe como comemorar? Calma que separamos algumas formas de agradar o amor da sua vida nas bodas de algodão-doce. A primeira delas é preparando um jantar romântico, que pode ser feito em casa ou em um restaurante.

Jantar à luz de velas

Prepare um jantar em casa ou escolha um restaurante para celebrar os três meses de relação (Foto: depositphotos)

Também é possível preparar uma festa simples e convidar alguns casais de amigos. Prepare um bolo temático, alguns salgados e doces, capriche na decoração e chame os amigos mais íntimos para uma confraternização em prol do amor.

Outra maneira de celebrar a vida a dois é apostando em uma viagem. Como são três meses, não precisa ser uma viagem muito longa ou para lugares mais distantes. Para não passar em branco, procure um chalé ou pousada em alguma cidade próxima para curtir um final de semana diferente.

Homenagem

Mais uma forma de comemorar as bodas de algodão-doce é prestando uma homenagem ao seu companheiro ou companheira. Uma dica é fazer um presente, ao invés de comprar um. Por exemplo, pegue um pote e decore-o ao redor.

Dentro dele você deve escrever 365 motivos para amar a pessoa que está ao seu lado. Você pode fazer escrito ou no computador, mas deve cortar as razões, dobrar e guardá-las no pote. Todos os dias o companheiro ou companheira deve abrir um dos recados.

Entre os 365 motivos você pode colocar frases de amor, características da pessoa em questão, poesias, atitudes do amor da sua vida que você goste etc. Tudo isso para que todos os dias do ano a pessoa possa saber o quão amada ela é.

Mensagens

“Parabéns para nós dois que há três meses dissemos sim um para o outro. Hoje comemoramos as bodas de algodão-doce e é exatamente assim que tem sido nossos dias: doces. E é isso que eu desejo para nossa vida hoje e sempre.”

“Há três meses demos um dos passos mais importantes das nossas vidas: o casamento. Lembro como se fosse ontem o quanto o nervosismo estava presente em mim. Hoje o sentimento que me toma é o de felicidade, pois eu não poderia ser mais feliz se não tivesse você comigo. Feliz bodas de algodão-doce! Eu te amo!”

“90 dias ao seu lado e é como se nós já vivêssemos mais de anos juntos. A nossa conexão, o companheirismo, o respeito e o amor são elementos primordiais na nossa relação. Por isso, estamos juntos e vamos continuar assim até o final dos nossos dias.”

Agora está tudo pronto para você decidir como vai ser a sua festa em comemoração aos três meses de casado ou de namoro. Isso porque, você já sabe o significado de bodas de algodão-doce, sabe qual presente escolher e o que fazer para homenagear a pessoa que você tanto ama. Então, mão na massa!