,

Regras básicas do futebol de campo

O futebol é jogado entre dois times compostos por 11 jogadores cada um e um árbitro que deve aplicar corretamente as normas

O famoso futebol de campo, ou apenas futebol, é considerado o esporte coletivo mais praticado do mundo, pois aproximadamente 270 milhões de pessoas participam das várias competições. Trata-se de um esporte jogado entre dois times compostos por 11 jogadores cada um e um árbitro que deve aplicar corretamente as normas.

O futebol é jogado em um campo retangular gramado, com uma baliza em cada lado, e o objetivo do esporte é movimentar a bola pelo campo para colocá-la dentro da baliza adversário, ato que caracteriza o chamado gol. A equipe vencedora é aquela que marca mais gols.

Assim como qualquer outro esporte, o futebol de campo também tem as suas regras básicas. Saiba mais neste artigo.

As regras do futebol

Regras básicas do futebol de campo

Foto: depositphotos

Atualmente, o futebol de campo é regido por 17 regras, que são utilizadas em todos os países do mundo. É preciso ressaltar que, embora as regras sejam claras, existem algumas diferenças na aplicação das mesmas devido a vários aspectos, como a região onde é realizado o jogo, por exemplo.

Algumas das regras básicas do futebol de campo são as seguintes:

O campo de jogo

O campo de jogo deve ser retangular e marcado com linhas. Uma linha média deve dividir o campo do jogo em duas metades, e o centro do campo estará marcado com um ponto na metade da linha média.

Devem ser demarcadas a área de meta (localizada em ambos extremos do campo de jogo), a área penal (situada em ambos extremos do campo de jogo), as bandeiras de canto, a área de canto, as metas e a segurança.

A bola

Em caso de estouro ou danos de uma bola durante uma partida, o jogo será interrompido. A partida se reiniciará com uma nova bola ao chão, no lugar onde a anterior se danificou.

É importante ressaltar que a bola apenas pode ser trocada durante a partida com a autorização do árbitro.

Jogadores

O esporte é jogado com duas equipes formadas por um máximo de 11 jogadores em cada time, dos quais um jogará como goleiro. O jogo só tem início com o mínimo de sete jogadores.

Em uma partida oficial da FIFA, poderão ser utilizados até três substitutos. Os nomes dos jogadores substitutos devem ser entregues ao árbitro antes do início da partida.

O árbitro

Cada partida será controlada por um árbitro, que tem autoridade para fazer cumprir as regras do jogo. Os árbitros assistentes (2) ajudarão o árbitro a dirigir o jogo conforme as regras.

Duração do jogo

O jogo deve durar dois tempos iguais de 45 minutos cada um, com um intervalo de meio tempo que não deve exceder 15 minutos.

Início do jogo

O início do jogo se dá com o lançamento de uma moeda e a equipe que ganhar o sorteio decidirá a direção para a qual atacará no primeiro tempo.

Faltas e reinício do jogo

As faltas são cometidas em uma série de circunstâncias, por exemplo: quando um jogador golpeia (ou tenta golpear) outro jogador ou toca a bola com os membros superiores. Nesses casos, o árbitro marcará um tiro livre direto a favor do time que recebeu a infração. Se a falta ocorrer dentro de uma das áreas, é marcado um pênalti.

Os jogadores também podem receber um cartão amarelo (advertência) ou vermelho (expulsão) em caso de infrações especificadas no regulamento.

Cobrança de escanteio

Quando a bola sai de campo pela linha de fundo, após ser tocada por um jogador do time que está na defensiva, será concedido uma cobrança de escanteio à equipe adversária. Se a bola for tocada por um jogador do time atacante, será concedido um tiro de meta ao time rival.

Impedimento

Diz-se que um jogador está em posição de impedimento ao se cumprirem quatro condições:

– O jogador está no campo de ataque;
– O jogador em questão está mais perto da linha de fundo adversário do que a própria bola;
– Ele está mais próximo da linha de fundo adversária do que o penúltimo oponente;
– Recebe a diretamente a bola de alguém que não está cobrando um tiro de meta, um escanteio ou um arremesso lateral.

É importante ressaltar que o juiz só paralisa o jogo no momento em que a bola tocar acidentalmente o jogador em posição irregular.