Raças de cachorros p/ quem mora em apartamento

O cachorro é um mamífero com impacto cultural muito grande, sua afinidade com o homem vem desde a pré-história. São laços de amizade onde o animal confia e obedece ao dono, o que deu espaço para a frase ‘’o cão é o melhor amigo do homem”. Mas como escolher o animal ideal para a sua rotina em um local pequeno?

O cachorro adequado

Teorias afirmam que os cães domésticos que temos hoje são, descendentes de lobos e outros animais selvagens, a variedade de espécies aumenta a cada dia devido ao mercado de pets investir no cruzamento de raças distintas, manipulando animais com as melhores características de casa tipo. Grandes, baixos, largos, finos, encolhidos, compridos, olhos de cores variadas e pelagem diversa, muitas são as características que compõem os cães de hoje em dia, além de traços que poderiam ser quase humanos para distinguir a face, como tamanho do focinho, maxilar, orelhas, e o mais importante: comportamento. Uma coisa é certa, criar cachorros requer espaço para que o animal sinta-se livre para circular, brincar, se alimentar e fazer suas necessidades, a falta de espaço dificulta na organização do ambiente do animal, e por vezes vemos a vida do dono e cão como uma só.

Pessoas que moram em apartamentos não dispõem na maioria das vezes de espaço, ou as próprias leis do local impedem a presença de animais de estimação. As fezes, urina e o próprio comportamento do animal podem incomodar os vizinhos, representam perigo às crianças e o local pode também não ter suporte para o porte do cachorro.
Se o conjunto residencial onde você mora permite a morada de animais, então siga algumas dicas na hora de escolher o mais novo integrante da casa, analisando:

  • Comportamento do cão sozinho
  • Tendência a latidos e rosnados
  • Se o cão é muito travesso
  • Se ele pode aproveitar o seu espaço para gastar energia.

Após essa avaliação, certifique-se que você poderá dar atenção e o cuidado necessário para os aspectos físicos do cão, como local para dormir e banho, dependendo do tamanho e pelagem do animal.

Raças indicadas

Somando essas qualidades que permitem uma melhor adaptação de cães a apartamentos, sugerimos as seguintes raças:

– Maltes

Maltes

– Bichon Frisé

Bichon Frisé

– Pug

Pug

– Buldogue Frances

Buldogue

– Boston Terrier

Boston Terrier

– West Terrier

West Terrier

– Golden Retriever

Golden Retriever

– Chihuahua

Chihuahua

– Jack Russel Terrier

Jack Russel Terrier

– Lhasa Apso

Lhasa Apso

– Pastor de Shetland

Pastor de Shetland

– Akita

Akita

Lembrando que espaço não é tudo o que os cães precisam, esses animais são conhecidos por serem companheiros do homem. O fato de serem escolhidos para residirem em apartamentos os enquadra em algo próximo do contato humano, sendo o cachorro a espécie de mamífero que mais têm doenças em comum com o homem. Esses animais precisam de carinho, atenção, lazer e qualidade de vida, proporcionado por boa alimentação, passeios e um ambiente limpo.