,

Quais são as estações do Ano? Meses em que ocorrem

Estações do ano

O planeta Terra está em contínuo movimento de translação, inclinação do globo em relação ao Sol, e é juntamente com ele que nascem os fenômenos das estações anuais. Divididas em Verão, Outono, Inverno e Primavera, as estações trazem diferentes características para cada época do ano. O eixo da Terra se inclina, caso não fizer isso as estações do ano não existiriam, cada dia teria 12 de luz e 12 de escuro e não existiriam diferenças climáticas agradáveis, ou seria verão ou inverno, ambos rigorosos. Contando com tudo isso, as estações do ano e a inclinação dos raios solares irão variar de acordo com a posição da Terra em relação à maior estrela conhecida do cosmo, o Sol.

Entendendo a translação da Terra

A Terra está dividida horizontalmente em hemisfério Norte e hemisfério Sul, divididos pela linha imaginária do Equador. Quando o Polo Norte se inclina em direção ao Sol, logicamente o hemisfério Norte poderá se aquecer com o calor do verão. Seis meses depois, o planeta já percorreu metade de sua órbita e chega a vez do hemisfério Sul se aproveitar do verão.

Conhecendo cada uma das estações

Verão

É a estação mais quente do ano. Seus dias são bem longos, as árvores ficam mais esverdeadas e carregadas de frutas. É também nessa estação que o índice pluviométrico aumenta, por causa da vaporização das águas, formando nuvens muitas vezes pesadas e derramando muita água por certas áreas. Fora os possíveis prejuízos com as grandes chuvas, o verão é época para curtir o sol nas praias e, geralmente, é o período de férias de estudantes e proletários.

Primavera

Conhecida por ser a estação das flores. Vem seguida do inverno e é o período em que a temperatura não está baixa e nem fria, fica mais agradável. Possui dias longos, diferente da sua estação anterior.

Inverno

É a estação mais fria do ano. Muitos animais entram em hibernação nesta época, pois o frio é realmente intenso em determinadas áreas. Possui curtos dias, a noite chega mais cedo. No Sul do Brasil aparecem alguns flocos de neve eventualmente.

Outono

É a época da queda das folhas, precede o inverno rigoroso que está para chegar. Os dias ficam mais curtos que na sua estação anterior, o verão, e a flora tende a estar em sua época de frutos maduros e troca de folhas.

Datas de início de cada estação de acordo com seu hemisfério

Hemisfério Sul

  • 23 de setembro – Início da primavera
  • 21 de dezembro – Início do verão
  • 21 de março – Início do outono
  • 21 de junho – Início do inverno

Hemisfério Norte

  • 21 de março – Início da primavera
  • 21 de junho – Início do verão
  • 21 de setembro – Início do outono
  • 21 de dezembro – Início do inverno