Significado de OTP

Você sabe qual é o significado de OTP? Esse é um termo que se tornou bastante famoso na internet nos últimos anos. No entanto, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro significado ou como ele pode ser usado.

Por causa disso, este artigo é destinado a explicar qual é o real significado de OTP e onde essa sigla é mais usada. Além disso, vamos dar exemplos de outras expressões famosas na internet e ainda de casais famosos que são o OTP de muita gente.

Antes de mais nada é preciso saber que muitos dos termos usados derivam da língua inglesa. Esse é um dos motivos deles não serem tão conhecidos ou usados fora do nicho de origem.

No entanto, não é preciso desespero porque este post vai mostrar todas as traduções e explicar de maneira simplificada o que significa cada um dos termos apresentados e como usá-los corretamente.

O que exatamente é um OTP?

OTP é um termo muito visto nos grupos e fandoms da internet. Essas três letras formam uma sigla, que quer dizer literalmente one true pairingEm uma tradução literal para o português significa “um par verdadeiro”. Ou seja, é uma expressão que serve para mostrar o casal favorito ou o único casal que importa naquela obra específica.

A expressão pode ainda ser usada para representar o casal perfeito ou o casal que o fã de uma obra de ficção acha que é perfeito. Mesmo que ele não seja o oficial do livro ou série.

Casal se beijando

OTP quer dizer one true pairing ou “um par verdadeiro” (Foto: depositphotos)

A expressão OTP pode ser usada em praticamente todo tipo de obra, seja filmes e séries e até mesmo em histórias em quadrinhos. Alguns fãs ainda vão além e imaginam relacionamentos entre pessoas reais. Isso ocorre principalmente com atores e cantores que formam uma banda. Por exemplo, na época da banda One Direction era muito comum encontrar histórias envolvendo os integrantes.

De uma maneira simples, um OTP é um casal que o grupo de fãs, que é chamado de fandom, deseja que fique junto na obra ou na vida real. Alguns desses fãs até mesmo imaginam histórias ficcionais em que o casal favorito termina junto.

Esse tipo de narrativa é chamada de fanfiction. O termo é originário do inglês e é a junção das palavras fan, que significa fã e fiction, que pode ser traduzido como ficção.

Dessa maneira, uma fanfiction é uma história de ficção que é feita por um fã e para os fãs. Na maioria das vezes com a conivência do autor da obra, já que elas não possuem fins lucrativos e servem como propaganda gratuita.

Quando usar essa expressão da maneira correta

Não existe uma regra específica para usar a expressão OTP. No entanto, como o próprio nome já diz, ela serve para representar um casal favorito.

Dessa maneira, essa expressão deve ser usada para representar o casal que a pessoa mais gosta e torce para que fique junto no final da obra ou até na vida real. OTP também pode se referir a pessoas reais, que tenham ou não um relacionamento. Um exemplo desse uso é para o casal brasileiro Klebber Toledo e Camila Queiroz, que foram citados diversas vezes em twitters de fãs.

Uma curiosidade é que é possível falar qual o seu OTP ou casal favorito de duas maneiras. A primeira é simplesmente colocando o nome do casal separado com uma trave. Sendo essa a maneira mais comum e mais usada no fandom. Outra maneira é misturando o nome dos casais.Como o casal “Brumar”, que nada mais é do que a junção dos nomes de Bruna Marquezine e Neymar.

Quais os OTPs mais famosos da internet

Com a difusão da internet as pessoas começaram a interagir mais com o que consomem. Dessa maneira, começaram a formar comunidades para discutir e trocar ideias e teorias sobre o que gostam, os chamados Fandoms.

Por causa disso é possível encontrar diversos OTPs, que se tornam extremamente famosos e divulgados até mesmo por quem não acompanha esse mundo. Pensando nisso, separamos alguns dos casais mais famosos da internet e que são os preferidos da maioria dos fãs até hoje.

Rachel e Ross de “Friends”

Conhecido entre os fãs como “Roschel” é um dos casais mais famosos da série norte-americana Friends. Ela foi ao ar pela primeira vez em setembro de 1994 e terminou dez anos depois, em maio de 2004.

Esse casal é amado e odiado na mesma medida pelos fãs e é oficial. Ou seja, acontece realmente dentro do universo da série e fez os fãs torcerem para que eles terminassem juntos.

Veja também: Frases da série Friends

Chuck e Blair de “Gossip girl”

Outra série que já foi finalizada e ainda movimenta os fãs na internet é Gossip Girl, que foi traduzida como “A garota do blog”, na versão para português. A série foi produzida entre 2007 e 2012 e conquistou uma verdadeira legião de fãs.

Um dos casais mais famosos da série é formado pelos personagens Blair Waldorf e Chuck Bass. Apelidado pelo fandom de chair ou bluck. Da mesma maneira que o casal anterior eles terminaram juntos na obra, em parte pelos pedidos dos fãs, que torciam pelo casal.

Claire e Jamie de “Outlander”

Um casal mais recente e de uma série que ainda está em produção é o formado por Claire Randall e Jamie Fraser. Eles são personagens da série de TV produzida em conjunto entre a Inglaterra e Estados Unidos e que possui quatro temporadas até o momento.

A série fala sobre a viajante do tempo, Claire, que volta 200 anos no passado por causa de um feitiço. Lá ela encontra um jovem guerreiro escocês chamado de Jamie.

Lara e Peter de “Para todos os garotos que já amei”

Outro casal recente e que ganhou defensores apaixonados é o formado por Lara Jean Covey e Peter Kavinsky, da série de livros e filme “Para todos os garotos que já amei”.

Esse casal ganhou ainda mais fãs e se tornou o OTP de muita gente após o lançamento do filme, em meados de 2018. A história é baseada em Lara Jean, que escreveu cartas para todos os garotos por quem já se apaixonou. Um dia essas cartas são enviadas e uma delas é entregue a Peter Kavinsky. Daí se desenrola a relação dos dois e o OTP de muitos fãs dos livros e do filme.

Casal de Friends

Rachel e Ross dão vida ao casal mais OTP da internet (Foto: Reprodução | Daily Mail)

O que significa BROTP?

O significado de OTP é o casal favorito do fã de maneira romântica. Ou seja, é um desejo de que os personagens ou pessoas reais tenham um relacionamento romântico e fiquem juntos.

Derivado disso existe ainda o termo BROTP. Esse termo também foi uma criação de fãs e é a junção de duas outras expressões. O primeiro é bromance, que por sua vez é uma palavra formada pela junção das palavras brother, que significa irmão e romance, que pode ser traduzida como romance.

Ou seja, um bromance é uma relação de uma amizade muito forte, onde os personagens são quase irmãos. BROTP é a junção desse termo com a sigla OTP.

Dessa maneira, essa expressão é usada para representar uma relação de amizade entre dois personagens homens, que é a favorita dos fãs. Ou seja, eles torcem para que os dois fiquem juntos.

Só para exemplificar, um dos BROTP mais famosos é o formado pelos personagens Gregory House e James Wilson, da série de TV norte-americana “House”.

O feminino de BROTP é SISTP. Que é a junção das palavras sister, que significa irmã e one true pairing ou OTP.

Veja tambémSéries, filme e documentário: Confira quais os lançamentos de agosto na Netflix

Qual o significado de NOTP?

NOTP é outro termo muito usado dentro dos fandoms na internet, mas pouco conhecido fora dela. Ele é uma expressão para not one true pairing, que pode ser traduzido literalmente como “não é um casal verdadeiro”.

Ou seja, é uma expressão usada para os casais que os fãs não gostam de ver juntos na obra ou desaprovam completamente. Outras variações do termo é OT3 ou OT4, que é usada para designar relacionamentos formados por mais de duas pessoas.

O que significa um ship?

Um outro termo bastante popular entre os fãs é o ship, que significa literalmente navio. No entanto, ele não é usado nesse sentido na internet.

No mundo dos fandoms ele é uma abreviação da palavra relationship, que é traduzido literalmente como relacionamento. Sendo assim, a palavra ship é usada para se referir a qualquer relacionamento de uma obra de ficção ou mundo real.

Uma confusão bastante comum é entender que ship e OTP significam a mesma coisa. Isso não está tão errado, já que todo OTP é também um ship. No entanto, a primeira expressão é usada para o casal ou ship favorito do fã.

Dentro dos ships existem os termos canonship, que é usado para representar um casal que aparece na obra original. Outro termo é fanonship, que é quando os casais são criações de fãs.

Por fim, existem ainda os termos slashship ou femslashship. Sendo estes usados para casais homossexuais formados por homens ou mulheres respectivamente.