Oração para São Marcos

São MarcosSão Marcos Evangelista nasceu em Alexandria no dia 25 de abril no ano 68 depois de Cristo, ele é autor de um dos Evangelhos e também é um dos Setenta Discípulos. Fundou a Igreja de Alexandria, uma das principais sedes do Cristianismo primitivo. Acompanhou São Paulo nos Atos dos Apóstolos e posteriormente se tornou um discípulo de São Pedro. Foi o primeiro bispo da igreja que fundou e além disso, foi também o fundador do cristianismo na África.

Oração a São Marcos

Segue uma oração pedindo a proteção e bençãos de São Marcos e São Manso, logo após pequenas rezas para este santo.

Para proteção, dirigida a São Marcos Evangelista e São Manso

São Marcos me marque e São Manso me amanse. Jesus Cristo abrandou meu coração e removeu com seu sangue derramado por mim, todo o mal da minha alma. Assim como São Marcos e São Manso foram ao monte e nele estavam touros bravos e mansos cordeiros, os santos os fizeram presos e pacíficos nas moradas de suas casas, abaixo dos meus pés. Parafraseio as palavras de São Marcos e São Manso “Filho, pede aquilo que desejas e serás servido. Na casa que eu pousar, se tiver cão de fila, saia do seu caminho e coisa alguma irá se mover contra ti, nem viva nem morta. E batendo na porta com a mão esquerda, desejo que as portas para tua sanidade imediatamente se abram”. Jesus Cristo, nosso senhor que desceu da cruz, assim como Pilatos, Herodes e Caifás foram carrascos a vós, protegei-nos dos carrascos desse mundo em que vivemos agora. São Marcos e São Manso, abranda nossos espíritos para que não causemos danos injustos aos nossos inimigos e protegei-nos das pessoas que nos querem causar o mal, seja físico, espiritual ou moral. Prometo viver sempre sossegado em meu lar. Pelos caminhos e lugares por onde eu passar faz com que minha fé permaneça forte e me acompanhe todo tempo. Em nome do nosso Senhor Deus, Amém.

Deus, nosso querido Pai, por meio de São Marcos vós quisestes que o anúncio do Evangelho chegasse até nosso mundo, para que, movidos pelo vosso Espírito, anunciássemos pela fé que Jesus é vosso filho, o Ungido do Pai, nosso Bom Pastor, nosso Libertador e nosso Irmão. Por ele temos a clemência de nossos pecados e na sua humanidade o homem foi elevado. Libertai o nosso coração, Senhor, para que o nosso pensar e agir nos aproximem daquele homem que disse tais palavras “O que sai do homem, é isso que o torna impuro”. Com efeito, é de dentro, do coração dos homens que saem as intenções desmedidas, maldades, malícia, devassidão, inveja, difamação, arrogância, insensatez. Todas essas coisas más saem de dentro do homem e o tornam impuro. Assim seja.

Pequenas orações

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, que deu a seu discípulo Marcos a graça do apostolado cristão e a narração do seu Santo Evangelho. São Marcos, olhe por nós, para que sejamos iluminados pela força do Evangelho poderoso que escrevestes. Assim seja.

Deus, Senhor Eterno e Todo Poderoso, nós vos pedimos as bênçãos e graças indispensáveis para a nossa salvação, através da intercessão poderosa do evangelista São Marcos. Tudo isso nós vos pedimos, Santo Pai Celeste, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, vosso sagrado filho, na Unidade do Espírito Santo. Amém.