Oração para São Camilo

Oração para São Camilo

Veja uma linda oração para São Camilo, o padroeiro dos hospitais. | Foto: Reprodução

Considerado pela igreja católica como protetor dos enfermos e dos hospitais, São Camilo de Lellis foi um italiano muito religioso e criou a Ordem dos Ministros dos Enfermos, também conhecida como Camilianos. Todo ano, no dia 14 de julho as igrejas católicas do mundo inteiro celebram em seu nome, e muitos fiéis rezam para ele em agradecimento pelos seus feitos em vida, e pelos que ele inspirou depois da morte a prosseguirem sua obra.

História de São Camilo

Camilo nasceu na Itália no ano de 1550. Seu pai era militar, e ele também queria seguir esta carreira, quando descobriu ter um câncer no pé e teve que abandonar o sonho. Ele foi tratar-se de sua doença no hospital de São Tiago, na cidade de Roma, e lá ele viveu uma grande compaixão por todos os outros doentes. Era Deus colocando no coração dele a santidade, e ele começou a ver naqueles doentes a pessoa de Jesus Cristo. Ele fez amizade com São Felipe Neri, e ambos aprenderam muita coisa com o outro.

Em meio a tantos problemas em sua vida, Camilo não conseguiu resistir ao pecado e acabou entregando-se a um vício, o jogo. Ele perdeu todos os seus bens e ficou em estado total de miséria. Devido ao seu temperamento um pouco agressivo ele foi forçado a sair do hospital, e então passou algum tempo procurando outro hospital que pudesse cuidar-lhe de sua doença.

Foi de hospital em hospital, mas sua fama já havia se espalhado. Até que ele chegou aos franciscanos capuchinhos e foi bem recebido. Viu a generosidade daquele povo fiel a Deus e decidiu que queria ser como eles, por isso entregou sua vida nas mãos de Deus e começou a trabalhar em Sua obra.

Então ele começou a estudar as leis de Deus e logo foi ordenado sacerdote. Seu objetivo maior era ajudar os doentes de Roma, pois por experiência própria ele sabia que muitas vezes eles eram negligenciados pelos hospitais. Ele queria dar a eles uma assistência médica digna, e muitas outras pessoas juntaram-se a ele nesta luta. Ele ensinou os outros a verem em cada doente a presença de Jesus Crucificado.

Em 1614, depois de ajudar muitos enfermos e de passar seus ensinamentos a outros que continuaram sua obra, São Camilo veio a falecer e partiu para o céu, onde era seu lugar, ao lado de Jesus.

Oração para São Camilo

Ó São Camilo, que imitando Jesus Cristo destes a vida pelos vossos semelhantes, dedicando-vos aos enfermos, socorrei-me na minha doença, aliviai minhas dores, fortalecei meu ânimo, ajudai-me a aceitar os sofrimentos, para purificar-me dos meus pecados e para conquistar os méritos que me darão o direito à felicidade eterna.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, ouça minha oração! Amém.

São Camilo, rogai por nós.