Oração do Pai Nosso

Oração do Pai Nosso

Aprenda como fazer a oração do Pai nosso. | Foto: Reprodução

Não é a toa que esta é a mais conhecida e rezada oração do cristianismo, pois há passagens na Bíblia (Mateus 6, 9-13 e Lucas 11, 2-4) em que um dos discípulos pergunta a Jesus como devemos orar quando formos falar com Deus e a resposta que Jesus nos dá é esta belíssima oração, conhecida dos rituais religiosos como “a oração que o Senhor nos ensinou”.

Mas, entretanto, algumas pessoas gostam de interpretar as palavras de Jesus ao pé da letra, e acreditam que é necessário repetir palavra por palavra, como se elas fossem uma receita ou uma fórmula mágica que, se dita errada, não funcionaria. Estão equivocadas. Segundo a Bíblia, Deus não está interessado em nossas palavras quando estamos orando, e sim em nossos corações.  Portanto, é necessário além de repetir com a boca essas palavras memorizadas, proferi-las com o coração. Fechar os olhos e sentir-se como se estivesse conversando com Deus, prestando atenção no significado de cada palavra que você está dizendo a Ele.

Oração do Pai Nosso

Pai Nosso que estais no Céu,

santificado seja o Vosso Nome,

venha a nós o Vosso Reino,

seja feita a Vossa vontade

assim na terra como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje,

perdoai as nossas ofensas

assim como nós perdoamos

a quem nos tem ofendido,

e não nos deixeis cair em tentação,

mas livrai-nos do Mal.

Amém.

Pai Nosso cantado

Na Bíblia há um trecho que diz que quem canta reza duas vezes, e por isto, cantar a oração do pai nosso também é uma boa opção, desde que você cante com o coração, concentrado na letra da música. E para quem não sabe cantar a oração, tem aqui um vídeo desta linda oração cantada. É só procurar no Youtube que com certeza achará inúmeras versões diferentes – e lindas! – de músicas com esta oração, cantadas por vários cantores gospel ou desconhecidos.

Momento ideal para rezar

Muitas igrejas orientam a rezar esta oração ao acordar ou antes de dormir – ou ambos. -, mas também pode-se rezar antes das refeições, pedindo a Deus que abençoe os alimentos, ou depois, agradecendo a Deus por ter comida na mesa de sua casa enquanto em tantas outras não tem. Qualquer momento do dia em que você se lembrar de Deus, não custa nada parar e conversar com ele um pouquinho, e fazer esta oração que é curtinha e rápida.

Depois de rezar o Pai Nosso é interessante você agradecer a Deus as coisas boas que ele lhe proporcionou, pedir coisas que você está precisando, desabafar um pouco com ele, contar algum problema ou situação difícil e entregar nas mãos Dele para que Ele resolva. Lembre-se que rezar não é apenas repetir palavras memorizadas, mas sim estar em contato com Deus.