O que a cor de sua língua pode revelar sobre sua saúde? Descubra

Por vezes, doenças são silenciosas e só percebemos a sua presença quando já estão em um estado relativamente avançado.

Felizmente nosso corpo é um organismo muito inteligente e mesmo que muitas vezes não percebamos, ele nos dá sinais sobre algum problema interno, seja a deficiência em uma vitamina ou até mesmo uma doença grave em seus estágios iniciais.

Mas quais seriam esses indícios que aparecem pelo nosso corpo? Um dos sinais, que de tão na cara acabamos não prestando atenção, é a cor da nossa língua. Não que qualquer alteração signifique algo grave, já que ela pode estar simplesmente suja, mas certamente é bom estar atento a qualquer sinal. Confira a seguir o que cada cor indica.

Qual a cor da sua língua?

O que a cor de sua língua pode revelar sobre sua saúde? Descubra

Foto: depositphotos

Língua vermelha

Apesar de ser naturalmente avermelhada, a cor pode ficar muito intensa quando a temperatura corporal está mais alta do que deveria. Infecções ou inflamações no corpo normalmente são as principais causas, já que elas têm como sintoma em comum a febre.

A cor intensa também pode ser um sinal de deficit de vitamina B12, já que ela é de grande importância para a saúde das nossas papilas gustativas.

Língua branca

Quando o órgão está com uma camada branca por cima, normalmente isso indica candidíase oral , uma infecção causada por um fungo e que acontece por falta de higienização bucal ou devido a baixa imunidade.

Muito cuidado caso sua língua esteja com um aspecto pálido, isso pode indicar que há falta de ferro no corpo, o que pode acabar acarretando em uma anemia.

Língua amarelada ou marrom

Normalmente, quando a língua esta com uma coloração amarelada ou marrom não há nenhum problema considerado grave, sendo isso resultado de má higienização bucal. Há também casos de pessoas que tendem a ter papilas gustativas maiores do que o normal e estas acabam se manchando com alguns produtos como café, refrigerantes e cigarros.

Língua roxa

Quando a língua apresenta uma coloração roxa, isso normalmente é um sinal de má circulação após uma pancada. Quando a causa é essa, a mancha é acompanhada de inchaço e uma dor muito forte. Nesses casos o ideal é aplicar gelo no local.

Língua preta

Assim como foi dito no caso de língua com coloração amarelada ou marrom, ela normalmente adquire a coloração preta graças a capacidade das papilas gustativas de algumas pessoas crescerem mais do que o normal, o que também aumenta consideravelmente as chances delas acumularem bactérias e até mesmo células mortas. Basta manter a higiene bucal em dia para amenizar esse problema.