Modelos de lindas e práticas persianas para suas janelas!

A necessidade de proteger a intimidade de um cômodo da casa e também bloquear a entrada em exagero de luz solar, geralmente faz com que se coloquem cortinas nas janelas, garantindo essas funções, além de decorar o ambiente. Mas, para muitas pessoas, as cortinas não são a opção mais indicada, ou por gosto ou por outros motivos, como problemas alérgicos, por exemplo. E, para essas, existe uma alternativa prática, higiênica e que também pode ficar agradável de se ver: as persianas!

As persianas podem ser bonitas e funcionais!

Existem inúmeros modelos de persianas, de materiais também diversos que, usadas de forma harmoniosa com o ambiente, trazem o conforto da barreira à luz solar e aos olhares externos, quando for este o caso e também fazem conjunto na decoração do ambiente.

Para as pessoas que sofrem com as doenças alérgicas, como asma, a opção se torna a melhor alternativa, desde que observados os materiais escolhidos para a fabricação, que, preferencialmente, nesses casos, devem ser os mais fáceis de higienizar para que não acumulem poeira doméstica, sendo os materiais plásticos e sintéticos os mais indicados.

Um dos detalhes das persianas é que elas são motorizadas, tendo abertura e fechamento automatizados, sendo controladas através de controle remoto ou manualmente. Assim, torna-se muito fácil controlar a entrada de luz, podendo-se regular a abertura conforme convier para aquele momento.

Elas ainda servem, em alguns modelos, como isolamento acústico ou térmico, sendo especiais para quem mora em ruas movimentadas, ou nas proximidades de locais barulhentos. No verão, reduzem a entrada do calor e, no inverno, o inverso, protegem o ambiente da entrada do frio e da saída do calor.

Diversos materiais e efeitos variados fazem delas uma opção de decoração!

Atualmente, pode-se encontrar persianas de diversos materiais, texturas, cores, e tudo isso faz com que muita gente opte por elas para dar um toque charmoso a um ambiente, seja residencial ou profissional.

Nas decorações das casas de praia, por exemplo, é sempre bem-vinda uma persiana de bambu, que contribui com o clima mais despojado, rústico desses ambientes! Além disso, muitos jovens, ou que moram sozinhos ou casais jovens, que não tem muito tempo para se preocupar com os cuidados domésticos, optam por uma bonita persiana em materiais que combinem com a decoração, geralmente descontraída de seus apartamentos.

MATERIAIS mais encontrados:

  • Alumínio;
  • madeira;
  • pvc;
  • tecido;
  • bambu.

FORMAS que elas podem ter:

  • Horizontais:  As persianas feitas com lâminas de alumínio são monocromáticas, possuem sistemas de cordões e cadarços de mesma cor das lâminas e o controle de abertura ou de luminosidade é feito através de um bastão de acrílico transparente. Qualquer que seja o material, as persianas horizontais são versáteis e podem dar um clima aconchegante e moderno aos ambientes.
  • Verticais: Esses modelos servem tanto para uso residencial, quanto comercial e os padrões e cores são muito variados, como: poliéster, pvc, juta, alumínio, e também em jacquard e fibra de vidro anti-chamas. Podem ou não ter bandôs, de qualquer forma, as persianas verticais são ótimas opções para qualquer ambiente!
  • podem ser retas, onduladas, estilo sanfona e painéis.

Os modelos de tecidos são bastante indicados para ambientes que necessitam de mais luz, já que permitem que a luz penetre com maior uniformidade. Esses modelos também podem ser emborrachados, impedindo, assim, a passagem de luz. São indicados especialmente para salas e dormitórios.

Já as de pvc, devido à sua praticidade para a limpeza, são indicadas para as cozinhas, além de outros usos.

As internas, especialmente as horizontais, proporcionam sensação de leveza, já que as lâminas têm larguras de 15 e 25 milímetros.

Veja algumas fotos de diferentes tipos de persianas

Persiana vertical

Modelos verticais em tecido, muita leveza e luminosidade para o ambiente.

 

Persiana horizontal

Persianas horizontais em pvc ou alumínio, ideais para cozinha pela facilidade de limpeza.

 

Persiana - detalhes

Detalhes do mecanismo de abertura, os cordões e o bastão acrílico.

 

Persiana rústica

As persianas de madeira, palha ou bambus são muito usadas para combinar com uma decoração rústica e despojada.

 

Persiana de poliester

De poliéster para barrar a luz externa e cortinas para compor um visual mais sofisticado.

 

Persiana blackout

A sala de “cinema” de casa tem a proteção das persianas de poliéster contra a entrada de luz natural e permitem a entrada de luminosidade em outras ocasiões.

 

Persiana de madeira

O ambiente aconchegante do quarto tem a luz externa controlada pelas persianas de madeira e a cortina em seda e voal tem trilho automático.

 

Persianas

A vertical em poliéster controla a luminosidade e a privacidade do escritório, além de dar sofisticação moderna.