,

Modelo de Declaração de Residência

A importância da declaração de residência

Declaração de ResidênciaMuita gente tem dúvida a respeito de como elaborar uma declaração de residência. Em primeiro lugar, trata-se de um documento cuja finalidade é certificar que um determinado imóvel pertence ao indivíduo que emite a declaração. Por conta disso, ele é extremamente importante, principalmente na hora de pedir empréstimos em bancos, quando se deseja provar que possui uma casa própria e não vive dependente de parcelas de aluguel.

Quanto mais completa e bem elaborada for a declaração de residência, mais vai ser bem vista aos olhos de quem estará avaliando a sua documentação.

Por não saberem como fazer, a maioria das pessoas recorre a profissionais especialistas nesse tipo de tarefa, tendo que pagar um valor razoável por isso. Entretanto, se você pegar um modelo já pronto, será bem mais fácil montar o documento, sem se preocupar em escrever de modo formal, já que basta preencher com suas informações.

Disponibilizamos logo mais abaixo um modelo pronto de declaração de residência. Você só precisa incluir os seus dados e do imóvel em questão. Não deixe para trás nenhuma informação! Quando terminar, faça o seguinte:

  • Verifique as informações, para certificar-se que estão todas corretas e se há erros de ortografia;
  • Assine no local indicado (de próprio punho);
  • Leve até o cartório mais próximo e peça para autenticar.

Depois de fazer a primeira, você verá que apesar de muito importante, trata-se de um documento super simples e que não exige muito conhecimento de normas para ser feito. O texto é minúsculo, sendo sua maioria composta por informações do indivíduo e do imóvel. Para facilitar eventos futuros, deixe salvo um arquivo em seu PC para quando for precisar novamente, dessa forma, basta imprimir e assinar.

Modelo Pronto

_______________________

 

Declaração de Residência

Eu, (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito  no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), declaro para os devidos fins que tenho domicílio à Rua (nome), nº (número) – Bairro (nome do bairro), no município de (nome da cidade e estado).
Por ser a expressão da verdade, firmo a presente declaração para efeitos legais.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

 

(assinatura)
(nome completo)