,

Ferrari: história da marca e biografia de Enzo

Ferrari

A marca referência em automóveis de luxo, a Ferrari, iniciou suas atividades patrocinando corridas de carro com comando de Enzo Ferrari. O fundador italiano atravessou sua marca no tempo, passando inclusive pelos eventos da Segunda Guerra Mundial e dando início ao que hoje, é a fabricante mundialmente conhecida de carros.

Enzo

Enzo Anselmo Ferrari nasceu e cresceu na Módena, município tradicional da Itália, onde já na infância demonstrava a sua paixão por carros e mais tarde tornou-se mecânico no período que corresponde à Primeira Guerra Mundial. Tentou trabalhar na companhia Fiat que já estava em atividade, fabricando e vendendo carros. Não obteve sucesso, entretanto, seguiu então carreira de piloto em pequenas competições na sua cidade natal. Com o seu conhecimento adquirido em pódios, Enzo criou a Scuderia Ferrari, a sua própria equipe de automobilismo, que hoje é a mais antiga em atividade na modalidade de Fórmula 1. Sua empresa passou mudanças de local e pelos conflitos militares entre as grandes potências.

O marca da companhia foi inspirada nos aviões do Conde Francesco Baracca, famoso piloto da força aérea italiana que pintava cavalos nas laterais dos aeroplanos, defendendo nos céus a sua pátria na Primeira Guerra Mundial. Os cavalos representavam a sua reputação de melhor cavaleiro no esquadrão. O uso deles por Enzo foi um pedido da mãe de Baracca, que ao conhecer Ferrari sugeriu que os cavalos o dariam sorte na pista, e ela estava certa, pois o carro ganhou uma competição em 1932 logo após os cavalos serem estampados. Enzo então aprimorou o símbolo chapando o cavalo negro a um fundo amarelo, cor que representava a sua terra natal.

A cor característica dos automóveis, o vermelho, foi designada pela Federação Internacional do Automóvel, que estabeleceu a cor para os carros de origem italiana. Embora existam hoje Ferrari’s de outras cores, o vermelho é sem dúvida a referência à marca criada por Enzo. Em 1947 é fundada a marca Ferrari, com o seu primeiro modelo para estradas, levando a velocidade dos carros de corrida para o conforto e sofisticação dos conversíveis.

Ferrari passou por maus momentos, como a perda de um filho e a saída em massa de membros da equipe. Faleceu aos 90 anos deixando ao mundo uma herança simbólica no estilo e design de automóveis.

A Ferrari hoje

A marca é febre nos pódios de Formula 1 e já possui mais de 70 modelos de fábrica disponíveis. A Scuderia Ferrari obteve sucesso em grandes competições por todo o mundo, batendo recordes e conquistando títulos anuais a mais de duas décadas. Grandes pilotos pilotaram os carros da Ferrari como o alemão Michael Schumacher, e os brasileiros Rubens Barrichello e Felipe Massa. Hoje a empresa é parte da companhia Fiat, que aciona 50% dos empreendimentos e lucros da Ferrari, patrocinando a equipe juntamente com grandes nomes como Banco Santander e Marlboro.

Os modelos Ferrari sem dúvida representam um sonho para amantes de carros, sendo apreciados em feiras automobilísticas, objeto de impacto em adaptações cinematográficas, um produto com consumo incentivado pelos profissionais de propaganda e comum na garagem de celebridades e figuras públicas.

Modelos que são destaque

Ferrari 612 Scaglietti

Ferrari 612 Scaglietti

Ferrari FF

Ferrari FF

Ferrari FXX

Ferrari FXX

Ferrari Enzo

Ferrari Enzo

Ferrari California

Ferrari California

Ferrari 458 Spider

Ferrari 458 Spider

Ferrari 288 GTO

Ferrari 288 GTO

Ferrari 250 GTO

Ferrari 250 GTO