Dub Style: fotos e papéis de parede de carros

O design do automóvel é um fator importante na hora da compra do veículo, porém as características de fábrica dos carros vêem sendo modificadas por apreciadores do rap, ritmo negro popular nos EUA. O Dub Style e o Tuningvisam deixar o carro com a cara do seu dono, e para isso não se economiza despesas: são peças caras e luxuosas, além da identidade visual em cores e estampas personalizadas.

Essas práticas que antes eram distintas, se fundiram, ganharam popularidade após o lançamento da franquia de filmes Velozes e Furiosos, filme que segue a vida noturna das corridas ilegais de carros ‘’tunados’’ (personalizados), nas ruas da Califórnia. As cores vibrantes e peças brilhantes logo chamaram a atenção da massa e dos adoradores de carro, que deram início ao passatempo que hoje se tornou arte em quadro rodas. Para deixar os automóveis personalizados, geralmente aplicam-se novas rodas que em geral são bem grandes, pneus, suspensão, motor, interior como bancos, volante e botões, carroceria, canos de escape e claro, o som do carro, que é o termômetro de popularidade do carro. Por vezes, os donos dos carros gastam mais que o valor nessas adaptações.

Em geral, os carros mais utilizados para as modificações Dub Style são os Hummers e Cadilacs. A prática é útil para disfarçar a idade dos veículos e dar um novo astral no visual do mesmo, alguns chegando a excentricidade devido ao gosto de seus donos.

Existem hoje competições de Dub e Tuning, sendo a Ásia o continente com mais adeptos da personalização de carros, onde os donos expõem seus veículos em feiras e eventos de compra e venda.

Dub e Tuning Verde e Amarelo

Também influenciado pela mídia, O Brasil passou a ornamentar seus carros de acordo com a cultura local, utilizando cores quentes e elementos típicos de cada região. No país, era comum a ornamentação dos trios elétricos, grandes carros que são utilizados para eventos de caminhada e marcha. O brasileiro praticamente transformou seus carros em quartos próprios, realizando a montagem de forma caseira e adquirindo as peças e acessórios o mercado local ou importando via internet. O uso de adesivos e luzes néon foi uma das características que mais marcou os carros tunados no Brasil, além dos sons estridentes e turbinados.

São inúmeras as lojas de peças e acessórios em atividade hoje em dia, e a cada dia surgem novos materiais, idéias e equipamentos, tornando o dub e tuning uma atividade dinâmica, prazerosa e que alimenta o ego e em alguns casos, a necessidade.

Fotos de algumas máquinas

Wallpaper do Hummer H2 do 50 Cent

50 Cent Hummer H2

 

Papel de parede d’um Lambroghini Murciélago (o pai da Diablo) tunada em Dub Style

Papel de parede Lamborghini

 

Papel de parede d’um Cadillac Escalade

Papel de parede Cadillac Scalade

 

Papel de parede d’uma Dodge Ram

Dodge Ram