,

Dicas de como evitar o efeito sanfona

Corpo de mulher com efeito sanfonaO efeito sanfona, também conhecido por muitos como efeito “io-io”, é a repetida perda e ganho de peso vivenciado por muitos homens e mulheres da atualidade, como resultado das dietas para emagrecer. Alguns estudos apontam que essa questão de perda e ganho de peso, muito mais que um problema estético, pode causar vários danos a saúde, um deles é que pode-se chegar a doenças graves,como diabetes tipo 2, hipertensão, colesterol elevado e enfermidades na vesícula biliar.

Para se evitar esses riscos potenciais, a maioria dos especialistas recomendam que muito dessas pessoas com esse problema, adotem hábitos saudáveis de alimentação no seu dia-a-dia e pratiquem atividades físicas regularmente para a manutenção do corpo e peso ideal durante a vida. Já para os adultos não-obesos recomenda-se tentar manter o peso através de uma alimentação saudável e atividades físicas regulares.

Por vezes a sociedade condena essas pessoas que estão acima do peso, por acreditarem, que esses não perdem peso por falta de disciplina. Porém um grupo de pesquisadores europeus e americanos descobriram seis variações genéticas associadas a esse ganho excessivo de peso. Onde o estudo avaliou o perfil genético de mais de 90 mil pessoas de origem europeia, e o que mais chamou a atenção foi o fato de as mutações genéticas alterarem as funções do cérebro que são são ligadas a saciedade e a quantidade de alimentos ingeridos.

Embora essa questão de perda e ganho de peso possa ter algum impacto no risco de doenças, esse não é um problema de saúde novo em meio a sociedade e precisa ter uma atenção séria. E para você que anseia em emagrecer, é importante levar em consideração o fato de estar sempre pronto para comprometer-se com mudanças para o resto da vida, tanto com relação aos hábitos de alimentares , como com as atividades físicas que você exerce diariamente.

Fontes de informações

copacabanarunners.net/sanfona.html

saude.terra.com.br/interna/0,,OI3431961-EI1501,00.html