Dica de Potência Sonora para comprar seu Rádio, Amplificador, ou Microsystem

audio tuning, PMPO ou RMS?

Se você é ignorante como eu, e não sabe como comprar um aparelho de som, e muito menos como saber se a potência mostrada na caixa é boa ou não, venho aqui com algumas dicas para comprar o seu sonzinho firmeza, e não ser enganado.

As marcas fabricantes de microsystems e rádios em geral costumam usar três tipos de simbologia de potência sonora: Watt, RMS, e PMPO

O Watt é uma medida de potência padrozinada no SI(Sistema INternacional de Unidades), e equivale a um joule por segundo. Antigamente os aparelhos de som eram marcados com essa nomenclatura.

Hoje em dia as potências PMPO e RMS são as mais usadas, mas não abandonaram o Watt e são na maioria das vezes mostradas na forma de: “X Watts PMPO”, ou então “Y Watts RMS”. O que diferencia estas duas medidas são o que elas realmente significam, o que pouca gente sabe, e o que eu vou explicar a seguir:

PMP ou Potência Máxima de Pico, é uma medida não padronizada usada no marketing para impressionar o comprador mostrando uma potência muito alta na embalagem. Como o próprio nome já diz, é a potência MÁXIMA DE PICO, ou seja, mostram uma potência que o aparelho pode fornecer em espaços bem pequenos de tempo. Tão curto as vezes que é impossível identificar o som reproduzido, que mais parece um estalo. Assim sendo, a potência PMPO é uma falcatrua, pois não mostra a potência do aparelho em funcionamento normal.

RMS ou Root Mean Square, é a potência máxima que o aparelho pode surportar sem apresentar falhas no som, ruídos, etc. Também é apresentada num valor alto, mas é uma potência que o aparelho consegue atingir e se manter estável sem que haja problemas na reprodução do som.

Ou seja, é difícil sabermos qual aparelho é mais potente analisando as unidades RMS e PMPO, porém, a unidade RMS deve ser utilizada pelo consumidor na hora da compra, pois é mais considerada como parâmetro a qualidade do som emitido pelo aparelho em relação a outros aparelhos do mesmo tipo, porém, de diferentes marcas ou com potências em PMPO.