,

Como tratar mal-estar através dos chás. Aprenda receitas

Existem pequenas enfermidades que são muito comuns no nosso dia a dia por uma série de motivos e que podem reduzir nosso desempenho nas tarefas e afazeres.

Apesar de incômodos, esses são problemas que normalmente são simples e podem ser resolvidos sem o uso de medicamentos feitos em laboratório, mas sim por remédios caseiros, sendo o mais popular deles, o chá.

Quer acabar com aquela dor de cabeça chata, regular o intestino e até mesmo dormir melhor? Confira a seguir algumas receitas de chás que vão te ajudar a resolver essas questões:

Como tratar mal-estar através dos chás. Aprenda receitas

Foto: depositphotos

Dor de cabeça

Por conter compostos como citral e mirceno, que atuam como sedativos e analgésicos, o chá de capim-limão é um dos mais indicados para tratar dores de cabeça.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de capim limão;
  • 1 xícara (de chá) de água;
  • Açúcar, adoçante ou mel a gosto (opcional).

Modo de Preparo

Coloque a água em uma panela ou bule e leve ao fogo. Assim que ela começar a ferver, desligue o fogo e adicione a erva. Tampe e deixe a mistura descansar por cerca de 15 minutos. Após isso basta coar, adoçar – se for de sua preferência -, e ingerir.

Má Digestão

Conhecida por seu sabor amargo, a carqueja é uma planta capaz de tratar inúmeras enfermidades, inclusive a má digestão que normalmente é causada pela alimentação inadequada, com consumo excessivo de alimentos gordurosos, frituras e muito líquido durante as refeições.

Ingredientes

  • 3 xícaras (de chá) de água;
  • 2 colheres (de sopa) de carqueja;
  • Açúcar, adoçante ou mel a gosto (opcional).

Modo de Preparo

Leve a água ao fogo até que esta chegue ao ponto de fervura. Após isso desligue o fogo, e acrescente as folhas picadas da carqueja, tampe o recipiente e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Beba três xícaras do chá durante o dia e acrescente açúcar, adoçante ou mel para anular seu sabor amargo.

Resfriado

Com propriedades que o tornam um grande aliado para combater diversos tipos de vírus e infecções, o chá de canela pode ser usado para combater gripes, tosses e resfriados. Você pode intensificar seu efeito, mesclando esse chá com outros ingredientes que combatem o mesmo mal.

Ingredientes

  • 3 xícaras (de chá) de água;
  • 1 pau de canela;
  • 1 colher (de sopa) de gengibre;
  • 1 limão médio;
  • Mel a gosto.

Modo de Preparo

Acrescente a água, a canela e o gengibre em uma panela ou bule e leve ao fogo. Assim que começar a ferver desligue o fogo e deixe a mistura descansar por dez minutos. Após isso, esprema o limão a fim de tirar todo o seu sumo, e adicione à bebida que deve ser ingerida três vezes por dia. Além de ajudar a bebida a ficar ainda mais saborosa, o mel possui propriedades que vão maximizar a eficácia da bebida.

Prisão de ventre

Causada principalmente por dietas pobres em fibras e pouca ingestão de líquidos, a constipação, ou prisão de vente como é popularmente chamada, pode provocar inúmeros malefícios a longo prazo se não for tratada. Para este cenário, a ameixa surge como uma poderosa aliada no combate a esse mal. Ela é rica em fibras e possui propriedades laxativas.

Ingredientes

  • 3 ameixas pretas;
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de Preparo

Retire as sementes das ameixas, coloque as frutas dentro da xícara com água e as amasse bem. Cubra o recipiente e deixe pernoitar. No dia seguinte, mexa bem a mistura e leve ao fogo até atingir o ponto de fervura. Espere a bebida ficar morna e beba em jejum.

Insônia

Quando se fala em remédios caseiros para ajudar na hora do sono, o chá de camomila é praticamente o campeão em popularidade. Suas propriedades calmantes e sedativas a fazem uma ótima bebida pra quem tem problemas na hora do repouso.

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) de camomila;
  • 1 xícara (de chá) de água;
  • Açúcar, adoçante ou mel a gosto.

Preparo

Leve a água ao fogo e assim que ela chegar ao ponto de ebulição, desligue a chama e adicione a camomila. Deixe descansar por 15 minutos, adoce e beba morno antes de dormir.