Como escolher modelo cortina para o quarto de bebê

O quarto do bebê é definitivamente uma das partes mais importantes da casa. É onde a criança passará mais tempo durante o dia e onde os familiares ficam durante as visitas ao recém-nascido. Por estes e outros motivos é que a decoração é essencial para criar um ambiente calmo e aconchegante. Um dos itens que não devem ser esquecidos é a cortina, pois ela é quem permite a passagem de luz e vento no quarto da criança.

As cores mais influentes na hora de colocar a cortina do bebê

Um quesito de grande importância na decoração do quarto do bebê é que cor deverá ser usada. Alguns pais escolhem o básico rosa para meninas e azul para meninos, mas isso já não é mais regra e as outras cores aparecem bastante por ai. Confira algumas cores para colocar nas cortinas e o porquê de usá-las a seguir:

  • Branco: básico e neutro. Esta cor combina tanto para os meninos quanto para as meninas, além de deixar o ambiente suave e harmônico.
  • Bege/casca de ovo: é uma das cores mais procuradas. Unissex e versátil, se dá bem com outras cores na decoração geral do quarto.
  • Verde em tom pastel: mais uma cor que combina com os bebês dos dois sexos. O verde alegra os ambientes e dá um “quê” de natureza ao quarto.
  • Lilás: a cor é bastante meiga e combina mais com os bebês meninas. O lilás traz tranquilidade ao quarto da criança.

Tipos

Painel

Pode ser confeccionada de tela ou lona. Algumas mães optam por estampar uma foto ou personagem nela. Combina com os quartos mais modernos e pode ficar da cor que desejar.

Pregas deitadas

Possui caimento reto e faz uso de muito pano (duas a três vezes a real largura da cortina). Combina bem com os tecidos mais pesados.

Pregas macho

O volume do tecido é concentrado na frente, proporcionando um caimento reto e elegante. As cortinas podem ser colocadas em varões, trilhos ou ainda como xales laterais.

Pregas fêmea

Diferente das pregas macho, o volume do tecido vai para trás e a cortina fica com caimento reto. Também é muito elegante e combina com qualquer cor.

Pregas americanas

É um modelo mais clássico. Os detalhes são feitos em três pregas pequenas. Pode ser pendurada em trilho ou varão, mas é geralmente usada como forro, o que favorece o caimento e amplia a proteção contra a poluição do ar e dos raios solares.

Rolô

Ótima ideia para janelas pequenas. Se confeccionada com o tecido blackout, impede completamente a passagem da luz externa.

Persiana

Um dos modelos mais escolhidos pelos pais devido à sua praticidade na limpeza e manuseio. Pode ser de tecido ou plástico, depende da escolha dos responsáveis. Ainda é encontrada em formato vertical ou horizontal.

Fotos de cortinas para se inspirar

Modelo azul Modelo roxo Cortina com estrelas Tom sóbrio Decoração com bichinhos Cores quentes Prendedores fofos Azul claro com fundo xadrez Quarto All White Roxinho