,

Como escolher corretamente melancia quando for comprar essa fruta

Observar a forma, textura, cor e aroma são algumas das dicas

A melancia é uma fruta maravilhosa! Segundo Marissol Rios, Health Coach, fisioculturista com especialização em obesidade, ela é um “alimento super nutritivo, rico em vitamina A e betacaroteno, vitaminas do complexo B, vitamina C, fibras, ferro, fósforo, potássio e magnésio”.

A especialista afirma ainda que a fruta “contém um potente antioxidante, o licopeno, que previne e ajuda a combater vários tipos de câncer ou cancro (próstata, estômago, pâncreas, bexiga, mama) e citrulina que ajuda a prevenir e a tratar problemas de disfunção erétil”.

Diante de tantos benefícios para a saúde é sempre bom ter melancia pronta para o consumo. Mas uma dúvida recorrente é como escolher a fruta na hora da compra. Você sabe dizer quando uma melancia está madura? Veja o passo a passo agora e acerte na escolha.

Acerte na escolha da melancia

Para escolher melancia de qualidade aposte nas mais redondas e com a casca firme

A melancia é um alimento rico em nutrientes para o corpo (Foto: depositphotos)

1. As melhores melancias são as firmes e simétricas. Isso quer dizer que quanto mais redondinha e lisinha, melhor ela está. Por isso, evite as frutas muito irregulares no formato, ou que contenham marcas na casca, como cortes, arranhões, bolhas, etc;

2. O peso também é importante. Veja se ela está pesada o suficiente para conter uma polpa suculenta. A mais pesada estará mais madura.

3. A parte inferior das melancias maduras devem ser amarelas, pois essa é a parte que amadureceu ao Sol. Se essa parte estiver branca ou nem existir, é sinal que a melancia não está madura o suficiente para consumo. E não se iluda: não adianta levar para casa a fim de esperar o seu amadurecimento.

4. A cor da casca também é importante. Ela precisa ser verde bem escura e ser fosca, sem brilho. Se ela for mais clarinha e brilhosa pode esquecer! Ela não está madura.

5. Essa dica já é bem conhecida, mas nem sempre dá certo. Dê pequenas pancadas com os nós dos dedos na casca da melancia. Caso o som emitido seja forte, grave e curto, ela estará madura. Caso contrário, nem compre.

6. Se você compra apenas a fatia da melancia também é fundamental saber escolher. O interior da polpa deve ser vermelho e brilhoso. Portanto, evite as frutas com o interior esbranquiçado ou com sementes claras, pois elas devem ser bem pretinhas ou marrom escuras. Outro detalhe a ser observado é a consistência da polpa, se ela estiver seca ou se despedaçando, evite. Se as sementes também estiverem caindo, não adquira.

Como armazenar a melancia

O modo de guardar a melancia depois de comprada também influencia na sua qualidade posterior. Por isso, ela pode ser mantida fechada até uma semana na geladeira em temperatura maior de 7º C.

Uma curiosidade é que a melancia não amadure depois de colhida, como algumas outras frutas, como as bananas, por exemplo. Mesmo que você a deixe fora da geladeira, ela não amadurecerá como o esperado.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.