Como consultar SPC

O Brasil ainda está deixando uma crise que abalou o sistema financeiro do país inteiro. Isso gerou desemprego e o fechamento de indústrias e estabelecimentos comerciais. Sem renda, milhares de brasileiros entraram nas estatísticas dos devedores e tiveram o seus nomes incluídos nas listas negras dos consumidores. Você sabe como consultar o SPC?

SPC é o Serviço de Proteção ao Crédito. Ele é um banco de dados privado que conta com informações de crédito. Apesar de pertencer à iniciativa privada, essas informações têm caráter público. Esse banco de dados é alimentado por uma câmara de dirigentes lojistas e associações comerciais.

Se você teve o seu nome incluído em alguma delas ou ainda se você tem um estabelecimento comercial e deseja consultar o nome de um cliente, descubra como fazer consulta ao SPC.

Onde consultar o SPC

Não existe consulta gratuita ao SPC pelo internet

Seu nome não pode permanecer por mais de cinco anos na lista de devedores (Foto: depositphotos)

Há três importantes cadastros que protegem o crédito e denunciam os inadimplentes. A Serasa, que analisa mais os relacionamentos dos clientes com entidades bancárias; o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado pela Boa Vista Serviços; e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), administrado pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL).

Para consultar esse último, você terá acesso a informações de mais de 180 milhões de CPFs , desses cerca de 57 milhões de consumidores estão negativados. Os números são tão exorbitantes que são realizados em média 50 milhões de consultas ao CPF por mês.

Como consultar SPC – Cliente

Não existe consulta gratuita ao SPC pelo internet. Qualquer site que promete isso está lhe induzindo ao erro. Tome cuidado com essas propagandas. Para consultar se o seu nome está no SPC, você deve se dirigir pessoalmente a uma das lojas do SPC da rede munido com CPF original e documento com foto.

Veja também: Modelo de carta de solicitação de crédito a bancos

No local, o consumidor recebe um extrato com o seu histórico de crédito. Desta forma é fácil descobrir qual foi a loja ou empresa que lhe negativou e procurar por elas para fazer um acordo. Na sede do SPC também é possível comprar o acesso ao sistema online da rede para fazer consultar a partir de casa, ao preço de seis reais cada consulta.

Como consultar SPC – Empresa

As empresas possuem outras ferramentas para consultar CPF dos seus clientes. Para isso, ela precisa se filiar ao SPC e pagar uma quantia mensal que lhe dará direito a consultas limitadas, de acordo com o plano. Existem pacotes a partir de 45 reais.

O ideal é que a empresa que vende a prazo consulte não só o SPC, como também o Serasa e o SCPC. Desta forma, terá um perfil completo do consumidor.

Como limpar o seu nome do SPC

Para tirar o seu nome da lista de devedores do comércio, você pode procurar a empresa e renegociar seus débitos. Assim que o acordo for fechado, seu nome tem que sair do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Veja tambémO que é preciso para fazer um empréstimo?

Mesmo que sua renegociação envolva um grande número de parcelas, não é preciso esperar a última para que seu nome fique limpo. Logo que você assinar o acordo para pagar, seu nome tem que ser retirado da lista. Caso você não pague, seu nome não pode permanecer por mais de cinco anos na lista de devedores.

Veja também: Como e o que fazer para limpar o nome do Serasa