Quando você compra um imóvel financiado pelos bancos públicos do Brasil, um seguro imobiliário vem incluso nas parcelas. Ele serve para casos de morte, invalidez permanente ou danos ao imóvel e conteúdo. Você sabe como aciona-lo? Descubra neste texto.
Inicialmente, você precisa saber quem é o beneficiário da apólice. A apólice é o contrato feito e nele deve constar a pessoa que receberá a indenização do seguro imobiliário. A documentação exigida é grande, mas vale a pena fazer seus direitos serem reconhecidos. Veja a documentação necessária para acionar o seguro imobiliário.
Documentos necessários para acionar o seguro imobiliário
Essas orientações são fornecidas pelo site oficial da Caixa Econômica Federal, que geralmente é o banco mais utilizado para esse tipo de serviço. Há pequenas variações entre outros financiadores, mas em geral, os documentos são os mesmos. Veja:
Por doença
- Original ou cópia autenticada da certidão de óbito;
- Cópia do documento de identificação do segurado, com assinatura;
- Aviso de Sinistro Habitacional preenchido e assinado pelo funcionário da Caixa, inclusive com a data da RI (Relação de Inclusão) em que constou a última alteração contratual averbada antes do sinistro.
Por acidente
- Original ou cópia autenticada da certidão de óbito;
- Cópia de documento de identificação do segurado, com assinatura;
- Boletim de Ocorrência;
- Aviso de Sinistro Habitacional preenchido e assinado pelo funcionário da Caixa, inclusive com a data da RI (Relação de Inclusão) em que constou a última alteração contratual averbada antes do sinistro;
- Laudo do IML.
Invalidez total ou permanente
- Cópia de exames ou atestados médicos que comprovem a doença;
- Cópia de documento de identificação do segurado, com assinatura;
- Cópia da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
- Aviso de Sinistro Habitacional preenchido e assinado pelo funcionário da Caixa, inclusive com a data da RI (Relação de Inclusão) em que constou a última alteração contratual averbada antes do sinistro;
- Declaração de invalidez (exceto se aposentado pelo INSS).
Danos ao imóvel
- Faça uma verificação geral no imóvel, para que todos os danos sejam comunicados à Caixa Seguradora;
- Fotografe os danos e guarde as notas fiscais de todas as despesas realizadas na contenção deles;
- Aviso de Sinistro Habitacional preenchido, inclusive com a data da RI (Relação de Inclusão) onde consta a última averbação feita antes do sinistro;
- Tome as providências possíveis para evitar o agravamento dos danos.
Danos ao conteúdo
- Originais do Inquérito Policial, laudo do exame pericial emitido pela Polícia Técnica, certidões (certidões e documentos expedidos pelo Corpo de Bombeiros; certidão do Serviço de Meteorologia) ou cópias legíveis dos mesmos, devidamente autenticadas por órgão autorizado do Poder Público.
- Original do Boletim de Ocorrência e respectivos aditamentos ou cópias legíveis dos mesmos, devidamente autenticadas por órgão competente do Poder Público;
- Relação dos bens danificados (quantidade, fabricante, modelo, se for o caso).
Veja também: Modelo de carta de solicitação de crédito a bancos
Como a seguradora se comporta
Há casos nos quais a seguradora solicitará que os seus documentos sejam avaliados por outros profissionais da sua confiança, como médicos e engenheiros.
Há ainda a possibilidade, de a seguradora enviar uma inspeção ao imóvel para conferir os danos pessoalmente para constar em relatórios.