Brotoeja: Tratamento e Prevenção

Criança com brotoeja

A brotoeja, também chamada de miliária ou sudâmina, é um tipo de erupção na pele que se manifesta com o calor, atingindo principalmente crianças pequenas e bebês. Com o aumento do calor corporal, as glândulas sudoríparas começam a produzir uma quantidade maior de suor, para poder normalizar a temperatura do corpo, o que pode acarretar na obstrução e inflamação dessas glândulas, impedindo o suor de alcançar a superfície da pele, ocasionando a brotoeja. A criança pode desenvolver brotoejas quando está com febre muito alta, quando fica muito tempo exposta ao sol em dias quentes e úmidos, ou também quando expostas a muito calor.

Pode se manifestar em 2 tipos:

Brotoeja

1. Miliária Cristalina: atinge áreas grandes do corpo, sem a presença de inflamação local, atingindo principalmente pescoço, cabeça e pregas de flexão. É chamada assim, pois é caracterizada pela manifestação de bolhas com conteúdo claro. Atinge principalmente os recém-nascidos.

2. Miliária Rubra ou Sudâmina: atinge áreas flexurais do corpo, tendo como principal fator responsável a fricção, atinge locais como virilhas, pescoço e axilas. Caracteriza-se por apresentar erupções mais profundas, com a presença de lesões sólidas e elevadas e também bolhas eritematosas bem pequenas, que podem muitas vezes produzir prurido. A pele vizinha às lesões podem se tornar eruditas e apresentarem maceração. Caso o quadro de miliária rubra se repita muitas vezes, pode acarretar no desenvolvimento da miliária profunda.

A prevenção da brotoeja pode ser das seguintes formas:

  • Sempre que possível, use roupas de fibras naturais, como o algodão;
  • Em dias muito quentes, evitar colocar muita roupa nas crianças, principalmente as mais gordinhas;
  • Ter controle sob a ingestão de doces e comidas gordurosas;
  • Caso haja propensão à brotoeja, evitar realizar atividades que aumentem a sudorese;
  • O uso de vitamina C localizada, pode ter poder preventivo e curativo, quando usada suplementarmente, pode ajudar na recuperação da sudorese normal;
  • Evitar aplicar na pele, cremes e loções perfumadas.

Fonte de informações:

ABC da Saúde

e-familynet.com