Barba – modelos, estilos e dicas de como fazer

Eu acabo de sair do site da Uol e lá fiquei surpreso com uma dica super útil para os homens que gostam de usar barba.

Eles disponibilizaram um passo-a-passo de como aparar sua barba de modo que ela fique uniforme, e você não fique parecendo com o “Náufrago” ou algum mendigo de meio de rua.

Mas antes dessas dicas, saiba das influencias que geram um rosto limpo e um barbudo

Barba bem feita – Ficará com cara de homem carinhoso, meigo. Alguém responsável que tem que estar impecável para os afazeres do dia-a-dia. Um macho que tratará  a amada com respeito e carinho, abrirá a porta do carro e perguntará assim que a ver: “como foi seu dia meu amor?”. É aconselhado o uso em situações mais formais: casamentos, aniversários, entre outros eventos.

Barba Rala (mal feita, vide foto)  – Essa é interessante: Este tipo de barba mostra um homem com cara de pervertido, seria como se ele dissesse: “te quero e te quero AGORA“, é algo mais selvagem, mais macho, são litros e litros de testosterona transbordando pela sua face. É aconselhado para momentos de distração: happy hour, fim de semana na praia e etc.

Barba média-grande – Uma boa barba – imponente e humilde ao mesmo tempo. Barba é coisa de macho. É porte, é majestade. Pode dá uma imagem de displicência ou de seriedade.

Guia para você escolher seu modelo – vários estilos

Salvo tudo isto que você viu, clique na foto abaixo para acessar um guia completo com mais de 10 estilos (ou modelos, como preferir) de barba que você pode utilizar (em inglês).

Modelos de barbas

O site que indiquei acima, é de um cara vidrado no assunto (barba). Neste site você poderá encontrar diversas informações sobre estilos de barba, como aderir a estes estilos, fotos destes modelos e etc.

Vou finalizar esta página com o assunto: como cuidar bem de sua barba.

Tratando sua barba a pão de ló

  • Sempre que for lavar o cabelo… lave a barba com shampoo e depois use um condicionador nela. Só não esqueça de enxaguar por completo, sem deixar resíduo algum. Pra sua informação: há inclusive shampoos específicos para barba que você pode até lavar o cabelo com. Eles são para aqueles que não gostam muito do “gosto” de shampoo paracabelos ao redor da boca. Ou então use um mais neutro e suave para tal. Se for de sabonete mesmo, pelo menos use um sem sal na fórmula.
  • Para fazer em casa tenha um bom espelho, do tipo amigo. E use-o.
  • Sempre apare a barba com tesoura específica (melhor para as muito cheias e fofas) ou um trimmer para barba (mais adequado para as mais espessas). Se não sabe aparar, apare com um profissional ou vá a um para aprender com ele como fazer. De uma maneira geral, apare de um lado primeiro e depois do outro. Tem gente que prefere começar pelo queixo e ir até às orelhas, outros o contrário. Tem gente ainda que começa pela outline da barba e finaliza com a parte interna. Escolha o seu. Mas nunca apare com ela molhada, pois os pelos ficam maiores molhados e pode dar diferença quando secar.
  • E para secá-la, nada de esfregões. Dê tapinhas com a toalha nela delicadamente.
  • Penteie a barba com um pente para tal finalidade na direção de crescimento dos pêlos para tirar embaraços e sujeirinhas. Depois escove com uma escova se quiser.
  • Um gel modelador pode ser usado para deixá-la arrumadinha e no lugar.
  • Se tiver áreas para raspar, para manter o formato da barba em dia, faça de acordo com o barbear perfeito.

Fonte: http://HomensModernos.wordpress.com

Agora, clique aqui para visitar a página da Uol com dicas de como aparar sua barba da forma correta.