,

Scrapbook – modelos e dicas para o seu álbum

Scrapbooking

Momentos marcantes merecem grandes recordações, sendo assim, nada melhor que a fotografia para realizar tais registros. A prática fotográfica que já era comum desde os primórdios, têm se tornado cada vez mais popular, o motivo é simples: impedir que o tempo apegue da memória os bons momentos vividos. Nesse contexto, surge também o scrapbook, outro método bem criativo de armazenar fotos.

Com surgimento no século 19, o scrapbook originou-se nos Estados Unidos e logo depois se estendeu a países como Canadá e Austrália. Na época, a fotografia era um processo caro e pouco difundido entre a grande massa, apenas fotógrafos tinham maior acesso a câmeras e filmes fotográficos. Porém, com o surgimento das câmeras fotográficas digitais compactas a situação mudou, e as pessoas estão cada vez mais inseridas nos processos fotográficos. Com isso, a difusão do scrapbook saiu de suas origens e se espalhou por todo o mundo, virando mania e prática de rotina das mais diversas classes sociais.

O processo

O scrapbook é um processo que mistura fotografia e artesanato. Sua produção se resume à confecção de folhas coloridas com temas personalizados que conduzem ao mesmo sentido da foto ali anexada. A partir daí, a pessoa deve abusar da criatividade e deixar fluir o espírito de artista na fabricação.

Todavia, a prática do scrapbook já sofreu com alguns problemas de conservação. O fato é que durante muito tempo sua produção derivou de materiais como à cola ácida, adesivos e papéis, que agrediam as fotografias e as deixavam amareladas com um tempo, provocando assim o desgaste das mesmas. Devido a esse problema, surgiram artigos desprovidos de ácidos e de outras substâncias prejudiciais, que passaram a auxiliar bastante no processo de produção do scrapbook.

Materiais adequados para produção de um scrapbook tradicional

  • Papéis coloridos diversificados, sem ácido
  • Tesoura
  • Cola sem ácido
  • Fitas decorativas
  • Fitas adesivas sem ácido

Outra forma de combater o estrago das fotografias é a criação do scrapbook digital. Nesse processo, ao invés do autor utilizar materiais como cola, papel e tesoura ele passa a manusear ferramentas eletrônicas de correção e edição de imagens que, atreladas a sua criatividade darão um estilo próprio à produção.

Modelos

Modelo de scrapbook Modelo de scrapbook de álbum de bebê Scrapbooking - modelo de álbum de família