, ,

Rugby – regras básicas, fundamentos e fotos

Rugby

De origem inglesa o Rúgbi ou Rugby é um esporte coletivo de intenso contato físico entre os jogadores. O objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos durante uma partida que conta com dois times de 15 jogadores cada um, disputando por uma bola oval em dois tempos de quarenta minutos. O Rúgbi foi concebido inicialmente como uma variação do futebol e é disputado atualmente em mais de 120 países espalhados pelo mundo, sobretudo nas Ilhas Britânicas, Austrália, Nova Zelândia, França e África de Sul. O campo consiste em uma área de 144 metros de comprimento por 70 metros de largura e a sua superfície deve ser de grama, areia, barro, grama artificial e em casos especiais até na neve. O time é constituído de 15 jogadores titulares, sendo oito forwards numerados de 1 a 8 e sete linhas (backs) numerados de 9 a 15, e contém normalmente 7 jogadores reservas. A partida dura 1h20 minutos divididos em dois tempos de 40 minutos.

No Brasil

A chegada do esporte às terras brasileiras foi no século XIX em São Paulo, trazido pelo mesmo apresentador do futebol ao Brasil, Charles Miller. Atualmente existem 20 equipes cadastradas na Associação Brasileira de Rúgbi além de dois times de universidades e possui maior quantidade de pessoas cadastradas na cidade de São Paulo, incluindo homens e mulheres. Em 1891 foi fundado o Clube Brasileiro de Futebol Rugby e até os anos 1960 era considerado um esporte da elite, somente em 1964, com a realização do Campeonato Sul-Americano em São Paulo (SP) é que o Rúgbi se difundiu pelo país.

Principais competições realizadas nacionalmente

  • Liga Sul de Rugby
  • Copa do Brasil de Rugby
  • Copa Brasil Central de Rugby
  • Campeonato Brasileiro de Rugby
  • Campeonato Nordestino de Rugby

Regras básicas do Rugby

  1. A bola pode ser chutada ou passada com as mãos. No caso de passe, a bola somente poderá ser lançada para trás e no caso do chute, somente pela frente. Entretanto, no time que ataca, quem estiver à frente do chutador está impedido até que seja colocado em jogo de algumas formas.
  2. A partida deve ser conduzida por um árbitro e dois bandeirinhas, já nos jogos profissionais é necessária a presença de mais um árbitro. Este segundo utiliza recursos de replay de vídeo para tirar dúvidas quanto a validade de algum passe.
  3. O tackle ou teco (derrubar outro jogador) só é permitido quando o atleta estiver segurando a bola. É uma infração de grande gravidade derrubar o adversário com as pernas ou passar rasteira em qualquer jogador.
  4. O jogo deverá ser paralisado quando a bola sair pela lateral, quando é cometida alguma infração ou quando algum ponto é marcado.
  5. Algumas infrações comuns no Rúgbi: segurar a bola quando caído no chão, derrubar um atleta sem a posse de bola, tentar derrubar um dos jogadores enquanto estiver caído no chão, etc.

Fotos do Rúgbi

A bola de Rugby Primórdios do esporte Jogo de Rugby Ataque em partida Jogada de rúgbi