Oração a São Pedro

Oração a São Pedro

Oração a São Pedro | Imagem: Reprodução

Segundo a Bíblia Cristã (mais especificamente o Novo Testamento), São Pedro foi um dos doze apóstolos que seguiam Jesus Cristo ao longo de sua jornada.  A Igreja Católica o considera o primeiro Bispo de Roma, consequentemente, o primeiro Papa da história.

História

Antes de se tornar um dos apóstolos de Jesus, Pedro (nome dado a ele por Cristo, seu nome verdadeiro era Simão) era um pescador que morava em Cafarnaum. Seu pai se chamava João e possuía um irmão chamado André (que também tornou-se um apóstolo). Os dois irmãos eram pequenos empreendedores, possuindo sua própria frota de barcos. Pedro foi casado com uma mulher de família rica, tinha pelo menos um filho.

A Bíblia conta que Pedro encontrou-se pela primeira vez com Jesus em um momento que ficou conhecido como a “Pesca Milagrosa”. Jesus pediu-lhe que lhe cedesse uma barca para que ele pudesse pregar à toda a multidão. Pedro, de prontidão pediu que ele subisse em uma de suas barcas, afastando-a um pouco da margem. Quando terminou a sua pregação, Cristo disse que se ele jogasse suas redes em locais mais profundos, com certeza conseguiria muitos peixes. Entretanto, Pedro falou que já havia tentado durante a noite toda e não havia conseguido nada.

Mesmo com o pensamento de que não haviam mais peixes, Pedro começou a pescaria e o resultado foi de tamanha fartura que as redes começaram a se arrebentar por conta da quantidade que haviam pescado. Ele imediatamente disse a Jesus que se afastasse dele, pois era um pecador. Em contrapartida, Cristo chamou-o para ser um de seus seguidores, dizendo-lhe que agora ele seria um “pescador de homens”.

Segundo a tradição Católica, depois de ter exercido episcopado em Antioquia, o apóstolo se tornou o primeiro Bispo de Roma.

Pedro e Paulo fundaram a comunidade de Roma, que é conhecida como a primeira no mundo a ser fundada por dois apóstolos. Por conta disso, desde os tempos antigos a comunidade de Roma (conhecida pelos católicos como Santa Sé) teve o primado sobre todas as demais dioceses. Então podemos concluir que o ministério de São Pedro é exercido até os dias de hoje pelo Papa. A sucessão de Pedro como Papa começou a partir de São Lino e atualmente é atribuída à Bento XVI.

Um episódio bastante curioso da vida de São Pedro foi o momento de sua morte. Ele pediu que o crucificassem de cabeça para baixo, pois não era digno o suficiente de morrer igual ao Salvador. Durante séculos, a cruz invertida (também conhecida como a cruz de São Pedro) é interpretada erroneamente como o símbolo do anticristo, usada em rituais e amuletos satânicos.

Oração das três chaves de São Pedro

São Pedro, Príncipe dos Apóstolos,
Vosso nome era Simão, que Jesus Cristo
mudou para Pedro, a fim de serdes
a pedra sobre a qual o Senhor iria
construir o templo da Fé.

Mudando Vosso nome, o Senhor
vos entregou as três chaves dos segredos
e dos poderes, no céu e na terra,
dizendo-vos:

O que desligares da terra,
será desligado nos Céus.
São Pedro, Príncipe dos Apóstolos,
a primeira chave é de ferro
abre e fecha as portas
da existência terrena.

A segunda chave é de prata,
abre e fecha as portas
da sabedoria.

A terceira chave é de ouro
abre e fecha as portas
da vida eterna.

Com a primeira, abres a entrada
para a felicidade na terra;

com a segunda, abres a entrada
para o pórtico da ciência espiritual;
com a terceira, abres o Paraíso.

Fechai, glorioso Apóstolo mártir,
para mim, os caminhos do mal
e abre os do bem.
Desligai-me na terra para que
eu esteja desligado nos Céus.

Com a vossa chave de ferro,
abri as portas que se fecharem
diante de mim.

Com a vossa chave de prata,
iluminai meu espírito, para que
eu veja o bem e me afaste do mal.

Com a vossa chave de ouro,
descerrei as entradas da corte celestial,
quando o Senhor for servido chamar-me.

O que desligares na terra será desligado nos Céus,
o que ligares na terra será ligado nos Céus.

Glorioso São Pedro,
vós que sabeis de todos os segredos
dos Céus e da Terra, ouvi meu apelo
e atendei a prece que vos dirijo.

Assim Seja!