,

O que significa sonhar com o fim do mundo?

Fim do mundoMais um sonho desconcertante, que nos deixa curiosos ao acordarmos: sonhar com aquelas tragédias caóticas, onde o mundo todo está ruindo, às vezes por bombas, noutras vemos as famosas ondas gigantes, tsunamisinvadindo as cidades e devastando tudo, muita gente correndo e tentando se salvar… enfim, uma visão apocalíptica própria de filmes americanos, que gostam muito de usar o fim do mundo como tema central de algumas produções cinematográficas!

Aliás, o termo Apocalipse passou a ser sinônimo de catástrofe, tornou-se um termo obscuro que significa “fim do mundo”, mas, seu significado, baseando-se no Livro da Bíblia, deveria significar “revelação”, são revelações divinas a um profeta escolhido por Deus, segundo o Cristianismo.

Mas, e o que isso pode significar em nossas pacatas (ou nem tão pacatas) vidas? Por que motivo será que uma visão destrutiva toma nossos sonhos e nos causa certa agonia?

Por que sonhamos com uma visão apocalíptica do final dos tempos?

Todos nós sabemos, desde muito cedo, que somos finitos, que chegará o dia em que fecharemos os olhos nesse mundo pela última vez. E, segundo os psiquiatras, vivemos a vida com uma angústia inconsciente por conta disso. No fundo, no fundo, todo ser humano tende a desejar a continuidade, a eternidade, especialmente conforme suas crenças, suas ideias sobre a espiritualidade, já que, quem tem fé que após a morte haja uma outra existência, agarra-se a essa perspectiva e talvez não sofra tanto com o apego à essa vida como as demais pessoas.

Segundo esses especialistas, essa eterna angústia em que o ser humano vive por conta da inconstância, por não saber quando será o dia de sua morte, ou apenas pelo fato de que um dia a morte chegará, pode fazer com que sonhos desse tipo aflorem. Embora as explicações sejam longas e complexas demais, apenas para dar uma ideia a respeito dessa teoria, nós, humanos, vivemos nos ajustando e nossas ideias vão se modificando, se adequando às experiências que temos na vida. Ao sonhar com cenas assim, de tsunamis, terremotos, etc. que, na realidade são manifestações da natureza, já que acontecem para que placas tectônicas se ajustem no interior da terra, assim também no nosso interior, temos coisas a ajustar.

O que esses sonhos dizem a nosso respeito?

Então, se levarmos em conta as ideias psicanalíticas, sonhamos com estas grandes tragédias apenas porque necessitamos de ajustamentos em nossa vida, quem sabe estejamos ansiando por mudanças! A chamada “sacudida” que mude alguma coisa, que transforme algum setor ou aspecto de nossa vida que esteja estagnado ou nos incomodando.

Veja algumas possibilidades do que significa sonhar com o fim do mundo

Sonhar com o fim do mundo, o que pode significar?

Imagem do filme 2012

  • A pessoa que sonha com o fim do mundo está sob forte pressão e estresse;
  • também pode significar que a pessoa esteja se sentindo desamparada em certa situação;
  • a pessoa que sonha com visões caóticas tem boa perspectiva da vida e metas claras e objetivas;
  • essa pessoa não permite questionamentos a respeito de sua inteligência ou habilidades;
  • a pessoa não permite que outros a impeçam de progredir.
  • quem sonha com visões de fim do mundo busca uma reviravolta em sua vida.