Miss Universo e Miss Brasil

Há 60 anos mulheres vêm sendo selecionadas para representar seu estado ou país mediante suas belezas. O Miss Universo é um evento de escala mundial, sendo o mais importante concurso de beleza feminina por levar mulheres de vários países à disputa do título, além de ser o com maior audiência quando exibido. No Brasil, temos a modalidade do Miss Brasil, onde mulheres de todos os estados competem entre si, para que possam ter a oportunidade representarem o Brasil no Miss Universo.

O Miss Universo teve uma primeira versão, o International Pageant of Pulchritude, mas infelizmente seus eventos tiveram que ser suspensos devido a Segunda Guerra Mundial. Até então os concursos visavam apenas a beleza física, até que uma vencedora do concurso implantou a idéia de que os valores femininos e sabedoria deveriam fazer parte dos critérios de escolha. Já outra vencedora, desencadeou uma das regras do concurso, a que as candidatas não poderiam ser casadas, pois deveriam dedicar-se inteiramente as suas responsabilidades como Miss.

Existem outras regras, como:

  • A candidata deve ter a carência de pelo menos um ano morando no país pelo qual irá representar;
  • Não pode ser casada, mãe ou estar grávida;
  • Não pode ser transsexual;
  • A idade mínima é de 18 anos, a máxima de 28;
  • Não é permitida a participação de mulheres que já fizeram ensaios sensuais antes;
  • Ter passaporte e visto para os EUA, pois a vencedora reside em Nova York durante o reinado.

Após esses artigos de competição, a concorrente passa por provas de traje, são eles: roupa de gala, traje de banho e traje típico dentro de um evento particular, ou seja, será avaliada a candidata de uma forma mais “espontânea”. Caberá ao júri, composto muitas vezes por antigas Misses, personalidades da moda e profissionais de comunicação mundial.

A cada ano o concurso recebe as propostas de candidatas dos países que fazem parte da competição, sendo a escolhida a representar o Brasil selecionada no Miss Brasil, que até hoje teve duas vencedoras do Miss Universo: Ieda Maria Vargas (1963) e 2- Martha Vasconcellos (1968).

Ieda

Ieda Vargas

 

Martha

Martha Vasconcellos

O juramento

Após cada coroação, a vencedora deve fazer o juramento:

“Nós, as jovens do universo, acreditamos que as pessoas de todos os lugares buscam a paz, a tolerância e o entendimento mútuo. Nós prometemos difundir esta mensagem de todas as maneiras que pudermos, em todos os lugares que formos”

Isso implica em dizer que a vencedora não deve ser apenas bonita, mas cumprir seu papel de cidadã, mulher e promotora da paz.

Atualmente as vencedoras do Miss Universo e Brasil, são respectivamente a angolana Leila Lopes e a gaúcha Priscila Machado.

Leila Lopes

Leila Lopes

 

Priscila Machado

Priscila Machado

Fora do título de Miss Universo, há outros títulos recorrentes no concurso, como Miss Fotogenia, Simpatia e Melhor Traje Típico. O país que mais possui vencedoras do concurso é o Estados Unidos.