Mensagens para o Carnaval


Mensagens para o Carnaval

Foto: Reprodução

De origem grega, a festa do Carnaval surgiu em meados os anos 600 a 520 a.C.. Era nessa festa que os gregos faziam seus cultos em agradecimentos aos deuses pela fertilidade e produção agrícola. O período carnavalesco contava com uma grande concentração de festejos populares, sendo que cada cidade brincava a seu modo, com os costumes da área. Na Idade Moderna, o Carnaval acaba ganhando inspirações vitorianas do século XIX, e tinha Paris como o principal modelo exportador da festa pelo mundo.

Mensagens para o Carnaval

Mande estas belas mensagens para seus amigos no Facebook, celular ou Orkut!

Vamos à festa?

“É Carnaval, é tempo de festa, é a hora de ser alegrar e festejar! Fantasie-se do que quer que seja. É um pirata? Uma havaiana? Um herói? O que importa é sorrir e arrancar sorrisos alheios. Vamos subir no trio elétrico, vamos sambar na avenida e vamos assistir o Galo da Madrugada lá em Recife. Carnaval é para brincar e quero passar esse tempo ao seu lado divertindo milhares! O que me diz dessa diversão?”

Carnaval consciente

“Em tempo de Carnaval o que não falta são festas. Tem folia para todos os gostos, música para qualquer estilo que goste de festejo e, mais importante, tem o prazer de se divertir como quiser. Mas não vale sair por ai cometendo exageros que não são reversíveis! Neste Carnaval, brinque consciente! Arme uma estratégia infalível para o dia ser de diversões e não deixe que as tentações imprevistas iludam você. Segurança e amor, todos juntos para brincar consciente neste Carnaval!”

História do Carnaval

No século XI, a festa carnavalesca surgiu a partir da fundação da Semana Santa pela Igreja Católica, por quarenta dias de jejum era antecedida (a Quaresma). Como o jejum privava muito os fiéis, foi incentivada uma reunião de diversas festividades para os dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, que é tido como o primeiro dia da Quaresma. Essas festas foram chamadas de Carnaval, sendo essa palavra relacionada com a ideia de deleite dos prazeres carnais, da expressão “carnis valles”. De forma geral, o carnaval dura os três dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Na Antiguidade, o as festas carnavalescas eram marcadas por abundância de comidas, bebidas e alegres celebrações em busca dos prazeres.

Curiosidades sobre a folia carnavalesca

  • O carnaval do Rio de Janeiro pode ser encontrado no Guinness Book como o maior carnaval do mundo;
  • No ano de 1995, o Guinness Book chegou a declarar que o Galo da Madrugada, que acontece na capital pernambucana, Recife, é o maior bloco de carnaval do mundo;
  • O Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa, podendo ser em fevereiro ou em março;
  • O Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de se fazer o Carnaval com desfiles de escolas de samba para várias outras cidades. Não somente São Paulo, mas Helsinque e Tóquio também se interessaram bastante nessa forma de cultura repaginada por brasileiros.