Informações sobre a história da fundação da Adidas

Adidas

Informações sobre história da fundação da Adidas:

O fundador da Adidas
foi o alemão Adolph Dassler. Ele começou com uma pequena produção de malas militares e calçados na cidade alemã da Francônia.

Adolph era apaixonado por esportes, porém não podia produzir materiais voltados para este ramo porque não possui máquinas, eletricidade ou materiais adequados.

Após algum tempo, mais especificamente em 1924, Rudolf, o irmão de Aldolph entrou no negócio e começou a administrar a parte operacional da empresa.

Fundaram então a Dassler Sport Shoes, com 12 empregados.

Trabalhando noite e dia, conseguiam produzir 50 calçados por dia. Em 1925 consguiram uma patente para calçados com travas forjadas a mão, e outra para um chuteira de futebol com botões de couro rebitados. Tudo motivado pelo conceito de que cada atleta precisa de um calçado adequado ao esporte que pratica.

O sucesso do modelo serviu de incentivo para Adi Dassler, que logo desenvolveu sapatos para outras modalidades do atletismo e chuteiras para futebolistas. Utilizava sua própria experiência e a ajuda de atletas e técnicos para desenvolver e projetar seus sapatos.

Vários atletas ganharam competições usando calçados feitos pelos irmãos. Mas um fato relevante afetou o negócio deles: um atleta negro, Jesse Owens, ganhou uma medalha de ouro nas olimpíadas de Alemanha. O que levou Aldolf Hitler a mandar confiscar a fábrica dos irmãos.

Com o país em escombros após a Segunda Gurra Mundial, os irmãos retomam o controle de seus negócios. Neste período, encontraram enormes dificuldades para manter o negócio. A matéria-prima era escassa e eles tiveram que recolher dos escombros da guerra a lona e a borracha usadas de vasilhames pelos americanos para armazenar combustível para fabricação de seus calçados. Foi neste momento que os irmãos resolvem seguir caminhos distintos. Rudi fundou a Puma. Adi criou a ADIDAS com apenas 47 funcionários.

A marca adidas somente foi registrada em 18 de agosto de 1949. O nome vem de Adolph (ADI) e Dassler (DAS).

A conquista do Campeonato Mundial de Futebol de 1954 pela Alemanha selou definitivamente o sucesso da ADIDAS: na legendária partida final contra a Hungria, conhecida como “a batalha de Berna”, os jogadores da seleção alemã calçavam chuteiras com travas removíveis desenvolvidas por Adi Dassler. As três listras se popularizaram em 1962, quando foram aplicadas em calças e agasalhos fabricados pela empresa.

Em 1977, após séria crise financeira, a Adidas se fundiu com o grupo Salomon, formando a Adidas-Salomon, um empresa que congrega a maior gama do mundo de artigos esportivos.

Em 2005 a Adidas deu um grande passo para abocanhar o mercado global de materiais esportivos, comprando a Reebok por US$ 3.5 bilhões.

No ano seguinte executou outra manobra ousada ao pagar cerca de US$ 400 milhões para ser patrocinadora oficial da liga de basquete americana (NBA).

Em 2008, a ADIDAS inaugurou uma gigantesca loja com 3.170m² distribuídos por quatro andares, a maior da marca alemã, na cidade chinesa de Pequim, que servirá de modelo para futuras lojas nas principais capitais cosmopolitas do mundo. Somente na China a marca alemã possui 5.000 em 500 cidades.