Fotos da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Muito conhecida no Brasil, a Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a padroeira do país, venerada pela Igreja Católica e seus fiéis. A imagem que a representa está localizada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo. Ela é tão venerada que até possui um feriado nacional – 12 de Outubro – desde que o Papa João Paulo II a consagrou, em 1980, pois desde aquela época a Basílica era um dos mais visitados santuários marianos do mundo – hoje em dia é o quarto mais visitado.

A história da imagem

A história da imagem da Nossa Senhora Aparecida começa em 1917, na segunda quinzena do mês de Outubro. Dois pescadores (Domingos Martins Garcia e João Alves e Filipe Pedroso) que há um bom tempo pescavam no Rio Paraíba do Sul (na região de Guaratinguetá, localizada no estado de São Paulo) foram os responsáveis pela “pesca” acidental da imagem da santa. Quando João, ao puxar sua rede, observou que havia um corpo de alguma imagem preso nela, lançou a rede num local mais distante. Quando a puxou novamente, estava a cabeça da imagem. Decidiram levar a imagem para casa, contando a todos o que havia acontecido.

Com o tempo, a imagem (que era de Nossa Senhora da Conceição) recebeu o “Aparecida” em seu nome, pois havia aparecido “no meio das águas” para os pescadores. No começo a imagem ficava em uma capela na vila dos pescadores, mas com o tempo, foi para sua primeira igreja oficial (em 1945). Neste local, viria a aparecer o povoado e o santuário de Aparecida. Um pouco antes, em 1931, ela havia sido consagrada como padroeira do Brasil, numa celebração que levou mais de um milhão de pessoas para assisti-la. Em 1955, teve início o grande projeto da Basílica atual. Foi construído em forma de cruz, podendo abrigar 45.000 com sua estrutura bem planejada para aqueles romeiros (muitas romarias são organizadas por grupos religiosos específicos, outras são bem inusitadas) que procuram o lugar todo ano, venerando a padroeira.

Em 4 de Julho de 1980, o Papa João Paulo II estava em solo brasileiro. Durante uma missa celebrada no Santuário, ele consagrou a Basílica, que acabou recebendo o título de Basílica Menor.

Uma oração à Nossa Senhora Aparecida

Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida,
Mãe de Deus, Rainha dos Anjos,
Advogada dos pecadores,
refúgio e consolação dos aflitos e atribulados,
Virgem Santíssima,
cheia de poder e de bondade,
lançai sobre nós um olhar favorável,
para que sejamos socorridos por vós,
em todas as necessidades em que nos acharmos.

Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida,
que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que têm a vós recorrido,
invocado vosso santíssimo nome
e implorado a vossa singular proteção,
fosse por vós abandonado.

Animados com esta confiança,
a vós recorremos.
Tomamo-vos para sempre por nossa Mãe,
nossa protetora, consolação e guia,
esperança e luz na hora da morte.

Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos
e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus.
Preservai-nos de todos os perigos
da alma e do corpo;
dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais.

Livrai-nos da tentação do demónio,
para que, trilhando o caminho da virtude,
possamos um dia ver-vos e amar-vos
na eterna glória, por todos os séculos dos séculos.
Amem.

Fotos da Imagem

Recomendar:

Comentários

Sobre o autor

Camila Albuquerque

SiteTwitterFacebook