Dicas práticas de endomarketing (funcionários interessados)


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Quando seus funcionários estão assim, eles produzem EXCELÊNCIA PURA!

Para que sua empresa possa passar uma boa imagem para os clientes, antes é preciso que ela consiga passar esta impressão para os funcionários.

É necessários que eles gostem de trabalhar em sua empresa para que assim exerçam suas funções com eficácia.

O endomarketing trata disso: da propaganda interna da empresa.

Separei cinco dicas bem práticas que você pode começar a utilizar junto a seus funcionários:

1. Não imponha nada – O endomarketing não funciona de cima para baixo. Antes de tudo, é preciso aprender a escutar, a levar em conta a opinião e a voz dos seus funcionários.

2. Facilite a comunicação entre níveis e departamentos – Evite a formação de “panelinhas”. Dê o exemplo circulando bastante por sua empresa. Quanto menos portas fechadas houver melhor.

3. Dê a eles um objetivo – Discuta a missão da empresa, para que todos busquem a mesma meta. Mas atenção: a missão não precisa ser aqueles parágrafos imensos, cheios de frases feitas e pontuações que fazem as pessoas chorarem. Basta uma frase clara.

4. Não faça promessas vazias – Dizer “prometo estudar seu caso” é uma das frases mais desmotivadoras que um funcionário pode ouvir. Discuta com eles o problema, informe os avanços e entregue uma resposta, mesmo que negativa. Além de endomarketing, é questão de respeito.

5. Descentralize – Permita que cada funcionário desenvolva sua criatividade e capacidade de liderança. Comece delegando pequenas tarefas e vá aumentando o ritmo conforme a confiança e a identificação deles for crescendo com a empresa.

Sei que o material é resumido. Mas o intuito é este mesmo: lhe fazer refletir e começar aos poucos a implantar o endomarketing em sua empresa. Vendo os resultados, você pode comprar livros sobre o assunto e se aprofundar mais no tema.