Dicas de séries de alongamentos para corrida e musculação


Antes de qualquer exercício físico deve-se fazer alongamento do corpo, para assim evitar que tensões, lesões ou dores musculares venham a aparecer.

Além de evitar problemas físicos, o alongamento acarreta uma série de benefícios para quem o pratica. Entre eles vale lembrar:

– Melhora a postura e o esquema corporal;
– Ativa a circulação;
– Reduz a ansiedade, estresse e a fadiga;
– Melhora a atenção;
– Previne dores;
– Auxiliam no desenvolvimento da consciência corporal, melhorando a postura;
– Reduzem as tensões articulares provocadas por músculos muito encurtados, que na maioria das vezes são responsáveis por problemas articulares (principalmente em idosos ou indivíduos que se viciam em posições erradas no dia-a-dia );
– Aumento da eficiência mecânica por permitir a realização dos gestos desportivos em faixas aquém do limite máximo do movimento onde a resistência ao gesto é maior;
– Permite a realização de gestos e movimentos que sem esta seriam simplesmente impossíveis;
– Diminuição dos riscos de lesões e distensões, apesar de não confirmado experimentalmente, a prática nos tem demonstrado sua veracidade;
– Propicia condições para melhoria da agilidade, força e velocidade, reduzindo a deteorização física associada com a idade.

Assista a uma série de vídeos com séries de programas de alongamentos:

Série de alongamento para antes de corrida

Série de alongamento para fazer depois da corrida

Série de alongamento para fazer antes da musculação