Dicas de como combater a ansiedade e o estresse


Como combater a ansiedade e o estresse

Aprenda como combater a ansiedade e o estresse sem usar nenhum medicamento, apenas organizando o seu modo de pensar e agir. | Foto: Reprodução

A ansiedade é um problema mais comum do que muitos pensam. Uma grande parcela da população mundial sofre desse mal psicológico e como não têm a mínima ideia de como tratar de forma simples, recorrem à vários tipos de medicamentos, que em muitos casos não resolvem nada e apenas consomem todo o seu dinheiro.

Quando ela ocorre em excesso, ela chega a causar uma sensação de mal-estar que pode até te impedir de trabalhar, ou até viver o seu dia a dia normalmente, o que ocasiona outro problema: o estresse. A combinação desses dois pode desencadear problemas de saúde não só psicológicos, como também físicos.

O lado bom é que você pode combater esses dois problemas sem usar nenhum medicamento, apenas seguindo algumas dicas para organizar sua mente, confira abaixo:

Como combater a ansiedade e o estresse

  • Evite ficar perto de pessoas que te deixam estressado: se uma pessoa te causa estresse constantemente, seja pelo jeito de agir ou até mesmo por inveja e você não consegue fazer nada para evitar que isso aconteça, diminua quase no zero o tempo que você passa com ela. Se não for possível (no caso de familiares muito próximos, ou vizinhos), procure uma forma de resolver isso o quanto antes, do contrário só irá piorar com o tempo.
  • Aprenda a dizer não: uma das primeiras coisas a se fazer para evitar ansiedade e estresse é controlar os seus limites e tentar de toda forma cumpri-los. Tanto na sua vida pessoal, quanto na profissional, não aceite responsabilidades além das que você consegue dar conta.
  • Ganhe controle sob seu território: caso as matérias e notícias veiculadas no jornal ou televisão te deixem ansioso, evite-as; caso sair sozinho para ir às compras te deixe nervoso, arrume uma companhia; se o trânsito te estressa, procure um caminho que não tenha tanto tráfego, mesmo que seja mais longe. Ou seja, tente sempre optar pela alternativa que esteja sob seu controle.
  • Organize-se: verifique seu calendário e organize suas tarefas e responsabilidades diárias por data e horário. Se tiver muita coisa a fazer, não fique nervoso! Apenas separe as atividades por categorias como: “tenho” e “deveria”. Priorize aquelas coisas que você realmente precisa, deixando um pouco de lado aquelas não tão importantes e que não influenciam tanto.