Como estudar – melhorando o aprendizado

estudos

Muita gente estagna na vida e deixa de buscar conhecimento sobre as mais diversas disciplinas que os cerca.

Como diria um grande  amigo, devemos prestar atenção a tudo que nos rodeia, aprender com tudo e com todos, até mesmo pessoas que aparentam ter obtido somente insucessos na vida tem algo a nos ensinar.

Agora, um grande problema quando se busca informações, novos conhecimentos, é que diariamente somos “metralhados” pelos diversos tipos de meios de comunicação sobre todo tipo de assunto: negócios, celebridades, saúde, esportes e etc. Cabe a nós filtrarmos o que é interessante e útil, para que nosso cérebro possa se concentrar nisto.

Existem outras dicas para possibilitar um melhor aprendizado – uma melhor absorção por parte do cérebro -, veja:

  • Como já foi dito, filtre o que é útil e lhe interessa.
  • Faça associações: informações fazem mais sentidos quando são relacionadas. Um exemplo: quando se estuda história e depois se parte para o campo da literatura, você entenda o por quê dos movimentos artísticos, pois cada um tem a ver com o momento seu histórico (ex: o movimento Barroco, que tanto enfatizava a religião ocorreu durante a Contra-Reforma da Igreja Católica).
  • Pesquise, pois você não deve se contentar somente com aquilo que vem até você. Busque sobre assuntos que lhe deixa curioso.
  • Seja desconfiado, pois nem toda fonte de informação é segura. Então, você deve sempre confirmar informações em diversas fontes.
  • Crie hábitos: comece a assistir o jornal todo dia, assine alguma revista semanal e converse sempre com pessoas sobre assuntos interessantes como negócios, atualidade, política e etc.

Fonte de informações:

Livro “A magia dos grandes negociadores” de Carlos Alberto Júlio.