Como criar Logomarcas e Logotipos

Para criar uma logomarca de sucesso não basta boa vontade. É preciso algum conhecimento técnico e principalmente conhecer a fundo o conteúdo do seu site (ou negócio). Desta forma, será possível traduzir a essência da webpage (oude sua empresa) em um símbolo gráfico.

Logos que chamem a atenção

Um bom logo prende o olho – deixa o observador curioso ou ligado, mesmo que somente por um curto instante … um instante em que uma imagem e a existência de sua empresa
inseridas na mente, ao invés de serem filtradas junto com outros milhões de estímulos.Logomarca Criar um logo é sempre um processo – embora diferentes designers tenham seus próprios métodos. Muitos designers começam fazendo rascunhos ou brincando com uma forma na tela do computador, até que algo “estale”, e daí seguem este caminho para ver até onde podem chegar.

Os primeiros passos

Uma boa maneira de começar é selecionar uma forma que represente o conceito da empresa e começar a jogar com ela. A ideia é trabalhar com o algo interessante ou inteligente, seja um ponto de vista diferente, ou uma combinação inusitada de formas.

Muitos designers preferem criar logomarcas feitos inteiramente de texto. Experimentando com tipologias, tamanho, forma, eles buscam encontrar uma maneira interessante de representar a empresa usando apenas as formas das letras.

LogomarcaA simplicidade também é extremamente importante.
Este não é o momento de usar tipologias decorativas ou extravagantes. Sozinho ou combinado com elementos gráficos, o texto em um logo deve ser facilmente lido em pequenos tamanhos.

Cores e contrastes

Uma vez que a forma básica para o logotipo foi definida, é hora de levar o item cor em consideração. Mais uma vez, a cor para um logo deve permanecer simples. Você pode sempre viajar um pouco mais quando se trata de uma marca para a web, mas um logo bom deve funcionar bem em apenas uma cor e gradientes desta cor. A cor deve ter um sentido, ela deve colaborar na criação do conceito de identidade visual que se pretender criar.

O contraste é um outro conceito poderoso na criação dos logos – você pode contrastar o tamanho, cor, tipologias, texturas – para criar um interesse visual. Uma logomarca deve ser simples e abstrata, e não complicada ou confusa, e uma vez mais, todos os elementos devem ser discerníveis quando reproduzidos em tamanhos pequenos.

LogomarcaSimplicidade sempre

Um bom logotipo funciona da forma mais simples.
Com o advento da Web, é comum ver logos que contêm gradientes exagerados, 3D, animação, e diversos outros efeitos visuais. Mas se o logo não puder ser reduzido também em a uma versão simples de uma única cor para o uso em fax e originais fotocopiados, este logo é funcionalmente inútil.

Por mais tentador que seja criar um logo delirante, um designer deve sempre considerar todas as maneiras que a identidade da empresa será disseminada. Uma vez que isto seja realizado com sucesso, você pode sempre sofisticar um pouco mais a versão web de seu logo mais tarde.

Tipos e tamanhos

Há três tipos básicos de logos, que podem ser usados sozinhos ou combinados dentro de um projeto:

  1. Logos ilustrativos – um logo que ilustre claramente o que sua empresa faz;
  2. LogomarcaLogos gráficos – um logo que inclui um gráfico, freqüentemente uma abstração, sobre o que sua empresa faz;
  3. Logos baseados em tipologia – um tratamento do texto que represente sua empresa.

O tamanho é um ponto crítico ao se projetar um logo. Uma dica útil é que se um logo funcionar bem no tamanho para um cartão de visita, provavelmente ele ficará bom em escalas maiores. Faça um teste: certifique-se que seu projeto de logo é visualmente agradável e interessante em diversas escalas antes de dedicar-se à sua finalização.

A web e as peças impressas são duas mídias inteiramente diferentes. Se você estiver projetando um logo pela primeira vez, é melhor que você projete seu logo primeiro para as peças impressas e depois para a web. O que pode parecer grande e legível na tela do computador, impresso do tamanho de um selo postal pode ficar totalmente confuso.

Mais algumas dicas

Ao escolher uma cor para seu logo, você talvez deva considerar usar a paleta de 216 cores seguras, que são exibidas de forma consistente em todos os browsers. Isto lhe garantirá que as cores de sua identidade visual podem ser mostradas de forma correta online, sem que se precise ter mais trabalho.

Por outro lado, a web lhe permite pegar um logo simples de uma ou duas cores e fazer coisas mais audaciosas com ele, sem que isto lhe custe um monte de dinheiro extra como seria na mídia impressa. Mas lembre-se …. simplicidade sempre funciona melhor! Não exagere!

Fonte: Revista The Web Master

Recomendar:

Comentários

Sobre o autor

Redação

SiteTwitterFacebook