Cerveja: origem/história e tipos desta bebida

zeca pagodinho

Zeca Pagodinho, o mestre cervejeiro…

Indícios históricos apontam que a cerveja foi inventada há 4 mil anos antes de Cristo. Esta bebida alcoólica fez parte da cultura dos sumérios (a cerveja é mencionada no Hino a Ninkansi, a deusa da cerveja), egípcios (no Egito antigo a cerveja é uma opção mais popular de bebida alcoólica em relação ao vinho) e mesopotâmios (No famoso Código de Hamurabi havia leis sobre a comercialização de cervejas).

Tipos de cerveja:

Cerveja larger: é uma das cervejas mais consumidas. Possui baixa fermentação, são normalmente claras e de teor alcoólico e 3 a 6%.

Cerveja Malzbier: cerveja doce e com baixo teor de álcool (0 – 1%). Sua coloração é escura. Muito usada como bebida energética.

Cerveja Ale: muito consumida na Grã-Bretanha e Irlanda. É uma bebida de alta fermentação, muito saborosa e aroma de frutado. Possui pouco gás carbônico.

Cerveja Porter: É um tipo de cerveja produzido originalmente na Inglaterra. É uma cerveja forte e encorpada.

Cerveja Pilsen: É uma variação da cerveja larger, sendo amarga, de cor dourada e bem transparente. Este é o tipo de cerveja mais consumido no mundo. As marcas que fabricam este tipo de cerveja são Heineken, Brahma, Budweiser, Quilmes