Publicado por Redação

Abilio Diniz

Abílio dos Santos Diniz nasceu em São Paulo, no dia 28 de dezembro de 1936.

Filho de um imigrante portugues chamado Valentim – ele era dono de algumas padarias localizadas em São Paulo – e de Floripes, a quem ele atribui a influencia de sua fé católica.

Na infância e na adolescência ele dedicou muito do seu tempo ao esporte. Praticou futebol, boxe, judô, capoeira e musculação. Tais hobbys lhe rederam muitos frutos, como a capacidade de liderança e o autoconhecimento.

Após acabar o segundo grau, em 1956, entrou para Escola de Administração de Empresas a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Lá Abílio despertou seu interesse pela pesquisa acadêmica de Economia.

Após acabar o curso de administração Abílio considerava dois caminhos para sua vida: galgar um emprego de executivo numa multinacional ou continuar seus estudos fora do país.

Escolheu a segunda opção, e quando estava de malas prontas para ir estudar em Michigan – EUA – seu pai o chamou para participar de um novo tipo de negócio: um supermercado.

Em abril de 1959 Abílio e Valetim abrem o primeiro Pão de Açúcar, localizado na Avenida Brigadeiro Antônio.

Logo após ele se casa com Auri, com quem tem quatro filhos (Ana Maria, João Paulo, Pedro Paulo e Adriana).

Em 1963 abrem o segundo supermercado, em Higienópolis. Em 65 compra a rede Sirva-se.

Em 1979 ele torna-se membro do Conselho Monetário Nacional

Em meados da década de 80 os negócios começaram a dar prejuízos, isto por causa da crise econômica que o Brasil enfrentava durante a presidência de Fernando Collor de Melo.

A reviravolta para os supermercados Pão de Açúcar ocorreu após a associação com o grupo francês Casino, que assumiu em 1999 24% do capital votante da empresa.

Em 2000, o empresário iniciou um novo processo de reengenharia da Companhia Brasileira de Distribuição e assumiu a liderança no ranking das maiores redes de varejo do país.

O grupo encerrou o ano de 2000 com 416 lojas em onze estados brasileiros. Além dos supermercados Pão de Açúcar e Comprebem, fazem parte da rede o hipermercado Extra e as lojas de eletrodomésticos Extra-Eletro e as lojas do supermercado Sendas.

Em 2009 o Grupo Pão de Açúcar fechou a compra da rede Ponto Frio e tornou-se líder no varejo brasileiro, com cerca de 26 bilhões de reais de faturamento. A participação dos controladores do Ponto Frio foi adquirida por R$ 824,5 milhões, equivalente a 70,24% do capital total, com parte do valor pago com ações do Grupo.

Atualmente, Abilio Diniz tem se afastado das atividades operacionais da empresa, mantendo-se como presidente do Conselho de Administração.

COMPRA DAS CASAS BAHIA:

O Grupo Pão de Açucar anunciou no dia dia 4 de Dezembro de 2009 ter fechado um acordo de compra das Casas Bahia. O contrato visa a integração de negócios no setor de varejo e de comércio eletrônico. O faturamento está previsto para R$ 40 bilhões, o quinto maior entre empresas brasileiras. No entanto, a família Klein, da Casas Bahia, anunciou em 13 de abil de 2010 acreditar que o negócio foi subavaliado e os dois grupos reavaliam a fusão, com a renegociação de valores e algumas condições do contrato.

Veja mais!