Biografia do empresário Eike Batista


eike batista

Eike Furhken Batista nasceu em 1957, na cidade de Governador Valadares – MG -. Filho de Eliezer Batista, ministro de Minas e Energia do Governo João Goulart e, ao longo da ditadura militar, presidente da Vale do Rio Doce.

Eike morou dos 12 anos aos 23 na Alemanha junto a sua mãe. Lá formou-se em Engenharia Metalúrgica.

Nesta época veio ao Brasil e começou a intermediar a venda de diamantes entre garimpeiros brasileiros e comerciantes europeus. Com a ajuda de joalheiros judeus comprou sua primeira mina, que valia 6 milhões de dólares.

No início dos anos 90 associou-se com a mineradora canadense Treasure Valley. Em 2002, após alguns revezes em negócios relacionados a Grécia, vendeu sua parte por 1 bilhão de dólares.

A partir daí começou a criar empresas de diversos setores da economia. Criou a EBX (empresa holding e encomendas expressas), TVX (mineração), MPX (energia), AMX (recursos hídricos) e MMX (mineração e siderurgia), todas com sede no Rio de Janeiro, onde passa a morar.

Mas nem tudo são “flores”. Eike também já teve empresas que faliu, como a JPX, fabricante de jipes militares. Outro intento que não vingou foi um linha de produtos cosméticos que criou junto a sua ex-esposa Luma de Oliveira.

Hoje ele é conhecido por ser um empresário audacioso, dinâmico, brilhante e, O Empresário  mais Rico do Brasil, com uma fortuna avaliada em 27 bilhões de dólares.

Ele mesmo afirma que em breve assumirá o topo da lista da Forbes, que anualmente lista os homens mais ricos do mundo.